FUTEBOL MINEIRO

Morre ex-atacante de Villa e Cruzeiro que jogou com campeões do mundo

Nascido em Nova Lima, Zé Leite jogou como atacante nos anos 1960, atuou ao lado de bicampeões do mundo e depois se tornou escritor

Morreu nesta terça-feira (12/8), aos 83 anos, de causas naturais, o ex-jogador do Villa Nova Zé Leite, que atuava como atacante. O velório vai até 15h, no Cemitério Parque, em Nova Lima (MG).

Zé Leite nasceu em Nova Lima se tornou profissional em 1960, indo até 1963 sua primeira passagem pelo clube mineiro. Nessa época, teve como companheiros de destaque o goleiro Morethzon, o centroavante Totó, o ponta de lança Nem e o ponta-esquerda Atílio.

Em 1967, retornou ao Villa, para jogar naquele que é considerado um dos maiores times da história do Leão do Bonfim. A equipe tinha, entre outros nomes, Adão, Cicinão, Carlos Martins, Moacir, Eberval, Dias, Noventa e Paulinho ‘Cai-Cai’.

Nos tempos em que esteve fora do Villa Nova, defendeu Cruzeiro, Corinthians, Internacional e Athetico-PR, além de outros clubes. No Furacão, jogou ao lado dos bicampeões mundiais Djalma Santos e Bellini.

E foi atuando pelo time de Curitiba que Zé Leite obteve a sua maior conquista: o de campeão estadual, em 1970. Jogou 57 partidas e marcou 13 gols – inclusive encerrou a carreira no rubro-negro.

Escritor e lojista

Depois do futebol, Zé Leite enveredou pelo campo da literatura. Publicou três livros: “O homem que carregava a paz”, “Até a noite chegar” e “Flor da Ilha”.

Zé Leite foi também lojista, trabalhando nas Lojas Vitan, em Sabará. Era conhecido pelo bom humor. Estava sempre alegre e fazendo brincadeiras.

Compartilhe
Sair da versão mobile