FUTSAL

Liga Nacional de Futsal: Minas aposta em goleiro artilheiro nas quartas de final

Minas e Magnus se enfrentam na Arena Minas, nesta sábado, na abertura das quartas de final da Liga Nacional de Futsal
Foto do autor
Compartilhe

Minas x Magnus Sorocaba, neste sábado (4/11) às 13h45, na Arena Minas, abre as quartas de final da Liga Nacional de Futsal. O time mineiro terminou a fase de classificação na sétima posição e, nas oitavas, eliminou o Corinthians, atual campeão. Os paulistas ficaram em segundo e passaram pelo Joaçaba na fase anterior. No Minas, um dos destaques da competição, o goleiro Anderson, de 25 anos, um dos artilheiros da competição.

Desde que o Atlético foi bicampeão da competição, em 1999, não aparecia em Minas Gerais um goleiro com faro de goleador. Na época, Rogério, goleiro do Galo, chamava a atenção pelo potente chute e terminou a competição nacional, além do título, com três gols marcados.

Anderson tem dois nesta edição da Liga Nacional de Futsal e diz que pretende marcar mais, mas que trocaria essa condição de artilheiro pelo título: “Queremos avançar na competição, mesmo que o nosso adversário seja uma equipe forte, que esteja invicta. Mas desejamos muito acabar com essa invencibilidade.”

Anderson é mineiro, de Belo Horizonte, e está numa equipe que tem, nada mais nada menos, que 65% da equipe formada em casa. Começou a carreira no Sesc, no Barreiro, onde estudava. Entretanto, em 2014, foi jogar no Minas: “Não cheguei titular, mas, a partir de 2017, me firmei nas equipes de base e cheguei ao adulto, fazendo parte da equipe principal.”

Ele é o recordista de jogos pelo Minas. Já disputou 132 partidas. “Será o 133, o que me enche de orgulho”, diz e ainda revela um sonho para esse jogo: “Quero não só defender tudo, mas se possível, marcar, também, um gol e ajudar na vitória”.

Anderson fala com orgulho dos dois gols que marcou nesta temporada: “Um foi num lance em que o Praia estava usando o goleiro-linha. Defendi a bola e só chutei, pelo alto, para o gol. O segundo foi contra o Jaraguá-SC. Chutei forte, do meio da quadra”.

O goleiro conta que tentou jogar futebol de campo, na várzea, mas não deu certo. “Os técnicos sempre elogiavam, mas diziam que eu era baixinho. Aí, no futsal, não tem esse problema.”

Ele diz se lembrar de Rogério: “Eu o via jogar quando eu era pequeno. Mas na época era muito novo e não pensava em jogar, muito menos no gol, o que só foi acontecer na escola”.

Thiago, goleiro da Seleção Brasileira, foi uma referência, de acordo com Anderson: “É engraçado, pois a gente vê o cara jogar, sempre pela TV, e depois a gente está na mesma quadra que ele, se enfrentando. E ainda conversa. Isso, pra mim, é muito bom”.

Também se recorda de outro goleiro que fez história no Minas: Bianchini: “Eu cheguei a treinar e jogar com ele. Aprendi muito”.

Primeiro goleiro artilheiro

O ex-goleiro Rogério, de 50 anos – hoje Secretário de Esportes de sua cidade natal, Simão Dias, em Sergipe -, ficou feliz em saber da façanha de Anderson.

Fico feliz em saber disso. O goleiro, hoje, é o coringa do time de futsal. Na minha época, não, eu gostava de chutar e tinha força. Mas é uma coisa boa. Acompanho a Liga Nacional e estou vendo que os goleiros marcaram muitos gols”

Rogério, ex-goleiro de futsal

Rogério foi campeão mundial com o Atlético, em 1998, e também bicampeão da Liga Nacional, pelo clube, em 1999. Foi ainda campeão dos Jogos Pan-Americanos Rio’2007 na única vez que o futsal integrou o rol de modalidades do evento.

Time jovem do Minas

O Minas é uma das equipes de menor média de idade da Liga Nacional de Futsal: 22,8 anos. O Magnus tem 23,91. No time minas-tenista, três jogadores da Seleção Brasileira Sub-20 que recentemente conquistou o título sul-americano: os alas Higo, Gueguê e Léo.

O técnico Daniel Lobato, que era da base do clube e foi içado a treinador do time principal neste ano, diz que a equipe mineira terá de se impor no primeiro jogo: “São duas invencibilidades em quadra. O time deles ainda não perdeu na competição. Nós não formos derrotados em casa e não queremos deixar que isso aconteça”.

Segundo ele, o importante é vencer neste sábado e inverter a vantagem: “Ganhando aqui, jogamos pelo empate lá”.

O treinador diz que para vencer será necessário jogar em velocidade e tirar os espaços do adversário. “Não podemos ficar presos na defesa. Temos de ser agressivos. Não podemos dar espaços para o adversário, ou seja, temos de tirar os espaços, para conseguirmos sair com vantagem. Não podemos ser um time lento. Agressividade é a palavra chave para esse jogo.”

O goleiro Anderson pontua que o Minas não pode deixar, em especial, o beque Rodrigo, da Seleção Brasileira, ter folga: “Ele é um jogador de alto nível, que chuta bem, forte e que passa bem, sabe armar. Isso não pode acontecer neste jogo”.

Números da Liga de Futsal

O Magnus foi o segundo colocado na fase de classificação e tem o segundo melhor ataque da competição, com 113 gols marcados em 25 jogos, média de 4,5 por partida. Seu artilheiro é Rodrigo, com 19 gols. É o terceiro colocado na lista geral. A equipe ainda tem a segunda melhor defesa, com 46 gols sofridos, média de 1,8 por jogo.

O Minas tem o 11º ataque da competição, com 68 gols, média de 2,7 por jogo. Sua defesa é a nona da Liga Nacional, com 58 gols sofridos, 2,3 por partida.

A Liga Nacional de Futsal 2023 é a edição que tem mais gols de goleiros. São 24 no total. O goleiro que mais balançou as redes foi Mateus, do Cascavel: cinco vezes. Anderson está em segundo, com dois, ao lado de mais cinco arqueiros. Sete goleiros marcaram uma vez.

Compartilhe