GINÁSTICA ARTÍSTICA

Copa do Mundo de Ginástica Artística Baku 2024: onde assistir e cronograma

Entre 7 e 10 de março, Time Brasil disputa Mundial de Ginástica Artística em Baku, capital do Azerbaijão, de olho na Olimpíada de Paris’2024
Foto do autor
Compartilhe

Entre 7 e 10 de março, o Time Brasil disputa o Mundial de Ginástica Artística em Baku, capital do Azerbaijão. Saiba onde assistir e o cronograma do torneio.

Copa do Mundo de Ginástica Artística: cronograma

As provas eliminatórias serão em 7 (quinta-feira) e 8 de março (sexta-feira), a partir das 5h. As finais estão previstas para 9 (sábado) e 10 de março (domingo), também às 5h.

Masculino

  • 7/3 (quinta-feira), a partir das 5h: eliminatórias solo, barras paralelas e argolas
  • 8/3 (sexta-feira), a partir das 5h: eliminatórias salto, cavalo com alças e barra fixa
  • 9/3 (sábado), a partir das 5h: finais solo, barras paralelas e argolas
  • 10/3 (domingo), a partir das 5h: finais salto, cavalo com alças e barra fixa

Feminino

  • 7/3 (quinta-feira), a partir das 5h: eliminatórias salto e barras assimétricas
  • 8/3 (sexta-feira), a partir das 5h: eliminatórias trave e solo
  • 9/3 (sábado), a partir das 5h: finais salto e barras assimétricas
  • 10/3 (domingo), a partir das 5h: finais trave e solo

Copa do Mundo de Ginástica Artística: onde assistir

No Youtube, o canal do Time Brasil transmitirá as finais. No streaming, a Federação Internacional de Ginástica exibirá o torneio.

Copa do Mundo de Ginástica Artística: vagas para Paris’2024

Cada aparelho dá vaga olímpica aos dois melhores colocados. A pontuação considera as quatro etapas da Copa do Mundo de Ginástica Artística: de Cairo, Cottbus, Baku e Doha – a última prevista para 17, 18, 19 e 20 de abril. Para chegar à somatória final, são utilizados os três melhores resultados de cada atleta, ou seja, o pior desempenho é descartado.

Copa do Mundo de Ginástica Artística: representantes brasileiros

Masculino

No masculino, Arthur Nory, Bernardo Actos, Caio Souza e Yuri Guimarães vão representar o Brasil. Os atletas têm a oportunidade de conquistar a terceira vaga olímpica para a ginástica brasileira masculina.

Ano passado, no Mundial de Ginástica Artística, em Antuérpia, na Bélgica, a equipe masculina brasileira terminou em 13º na classificação geral e ficou de fora da Olimpíada de Paris.

A posição, no entanto, deu espaço a um atleta do país – o nome será indicado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). Ainda, Diogo Soares se garantiu nos Jogos Olímpicos por ter ficado em 26º no individual geral.

  • Arthur Nory: barra fixa
  • Bernardo Actos: solo, cavalo, barras paralelas
  • Caio Souza: argolas, barras paralelas, barra fixa
  • Yuri Guimarães: solo, salto

Arthur Nory é o brasileiro com mais chances de conquistar a vaga, mas não está na zona de classificação. Ele chega à etapa de Baku em quinto na barra fixa, com 20 pontos. No mesmo aparelho, Caio Souza ocupa a oitava posição, com 14 pontos.

Feminino

No feminino, participarão da disputa Andreza Lima, Carolyne Pedro e Júlia Soares.

No Mundial de Antuérpia, em 2023, a equipe feminina do Brasil se garantiu na Olimpíada por meio das atuações de Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira.

Compartilhe