BOXE

Popó revela motivação para enfrentar Vitor Belfort

Tetracampeão mundial de boxe foi questionado em um evento sobre a luta contra Vitor Belfort; resposta é surpreendente
Foto do autor
Compartilhe

Os ataques entre os astros dos esportes de combate Acelino Popó Freitas e Vitor Belfort não cessam. Em um vídeo publicado no Instagram nesta semana, o tetracampeão mundial de boxe provocou novamente o ex-campeão do UFC.

Em tom de deboche, inclusive, Popó revelou sua motivação para enfrentar Vitor Belfort.

Durante um evento, o tetracampeão foi questionado sobre o assunto e respondeu: “É que eu vou bater nele, fácil”.

Popó x Belfort

Apesar da resposta de Popó, a superluta contra Vitor Belfort ainda não está confirmada, pois os dois lutadores vivem um impasse em relação ao peso que precisarão bater antes do confronto.

O tetracampeão mundial de boxe deseja que o ex-campeão do UFC aceite lutar até 80kg. “Vamos lá, campeão Vitor Belfort. Aceita o peso e vamos dar um show em cima do ringue. O Brasil está clamando por essa luta. Você não fez o desafio? Aceitei o seu desafio! Agora vamos fazer acontecer”, escreveu Popó, no Instagram.

Para Belfort, no entanto, é praticamente inviável atingir esse peso para uma luta, uma vez que ele tem 1,83m de altura e pesa aproximadamente 93kg. Historicamente, o lutador de MMA nunca disputou um combate em uma categoria com o limite solicitado por Popó.

Categorias de Belfort no MMA

O Fenômeno – como também é conhecido Belfort – começou a carreira enfrentando adversários pesos-pesados no UFC. O lutador, inclusive, foi campeão dessa categoria em 1997, aos 19 anos, quando venceu um GP contra dois americanos na mesma noite: Tra Telligman e Scott Ferrozzo.

Anos mais tarde, em 2004, Belfort ganhou novamente um cinturão do UFC, dessa vez, na categoria meio-pesado (até 92,9kg), ao bater Randy Couture por nocaute técnico (venceu por interrupção médica, pois o americano sofreu um corte no olho).

Além de diveras lutas entre os pesados e meio-pesados, o Fenômeno também figurou na categoria dos médios (83,9kg), na qual enfrentou, inclusive, Anderson Silva. No histórico UFC 126, em 2011, Spider derrotou Belfort com um chute frontal avassalador.

Categorias de Popó no boxe

Acelino Freitas, por sua vez, foi tetracampeão mundial em duas categorias de boxe no fim da década de 1990 e início dos anos 2000: super-pena (até 59kg) e leve (até 61,2kg). Mesmo com um histórico vitorioso em categorias de peso muito abaixo das que Belfort lutou no MMA, Popó, curiosamente, aceitou enfrentar recentemente o fisiculturista Kleber Bambam com limite de peso até 90kg – condições pedidas pelo Fenômeno.

Em apenas 36 segundos de luta, em fevereiro deste ano, Popó venceu o inexperiente Bambam por nocaute.

Experiência de Belfort complica Popó?

Belfort, além de ser figura proeminente no MMA, já tem vitórias contundentes desde que resolveu migrar para o boxe.

O carioca ex-campeão do UFC já venceu duas lutas oficiais na nobre arte, uma em 2006 – antes de se aposentar do MMA – e outra em 2023. Além disso, ele teve um triunfo em um combate de exibição, em 2021.

Entretanto, Vitor Belfort não teve limite de peso nesses combates e registrou aproximadamente 90kg na balança. Ele venceu os três: foram dois triunfos por nocautes, contra Josemario Neves e contra o ex-campeão mundial peso-pesado Evander Holyfield, e um por decisão unânime dos juízes contra Ronaldo Jacaré.

Compartilhe