Campeonato Brasileiro

América-MG bate Fortaleza e conquista primeira vitória no Brasileiro

Mancini escala Coelho novamente com formação alternativa e encerra jejum na Série A com triunfo por 2 a 1, no Independência
Foto do autor
Compartilhe

O América-MG conquistou a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado (20/5), o Coelho superou o Fortaleza, no Independência, por 2 a 1, pela sétima rodada da Série A. Os gols da partida em Belo Horizonte foram marcados por Breno e Felipe Azevedo, ainda no primeiro tempo, pelo lado alviverde; Pochettino anotou o dos cearenses.

Em busca da recuperação no Brasileirão, o técnico Vagner Mancini escalou o América novamente com formação ‘alternativa’, a exemplo do que fez no meio da semana, no triunfo por 2 a 0 sobre o Internacional, também no Horto, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Os jogadores considerados titulares foram poupados, e os ‘suplentes’ deram conta do recado para encerrar o jejum dos mineiros na Série A.

O resultado deixa o América com  quatro pontos, mas ainda na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, na 19ª colocação. O Fortaleza fica em nono lugar, com dez pontos.

No desafio seguinte, o Coelho tem pela frente o Botafogo, postulante à liderança do Brasileiro. A partida está marcada para 28 de maio (domingo que vem), às 19h, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela oitava rodada.  

No sábado (27/5), o Fortaleza recebe o Vasco, às 16h, no Castelão, na capital cearense. 

O Jogo



O América abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo. Em lançamento perfeito de Emmanuel Martínez, Breno recebeu a bola frente a frente com o goleiro João Ricardo e, em arremate cruzado, fuzilou a rede: 1 a 0. Foi o primeiro gol do volante de 19 anos com a camisa do Coelho –  na segunda partida dele na equipe profissional. 

Com a vantagem bem no início da partida, o América recuou à espera dos contra-ataques, mas permitiu a pressão do Fortaleza. O fluido toque de bola da equipe do técnico Juan Pablo Vojvoda abriu espaços na defensiva americana, e o empate ocorreu aos 25 minutos. Brítez descolou o cruzamento da ponta direita, Moisés subiu na segunda trave e escorou de cabeça para Pochettino. Na risca da pequena área, o meia argentino não desperdiçou a oportunidade: 1 a 1.

Motor do time alviverde, Felipe Azevedo deixou o Coelho novamente à frente do placar. Aos 32 minutos, o atacante, titular absoluto do técnico Vagner Mancini, recebeu bola açucarada de Renato Marques, que arrancou pela intermediária em jogada de contra-ataque. Ele fintou o zagueiro Ceballos na entrada da área e, de chapa, acertou o ângulo esquerdo de João Ricardo: golaço que decretou a vitória no Independência. 

No segundo tempo, o Fortaleza aumentou a pressão. A narrativa da etapa foi ataque contra defesa, com o América escapando do empate em finalização de Lucero, na qual Marcinho tirou a bola em cima da linha. Seguro, o goleiro Mateus Pasinato correspondeu bem às tentativas do Leão, ajudando a segurar o resultado a favor do América.

Aloísio, que entrou no segundo tempo, teve oportunidade de ampliar a vantagem do América em duas oportunidades. Na primeira, cabeceou por cima do gol; na outra tentativa, carimbou a trave de João Ricardo.

América-MG 2 X 1 Fortaleza

América-MG: Matheus Pasinato; Marcinho (Ricardo Silva), Iago Maidana, Wanderson e Danilo Avelar (Nicolas); Lucas Kal, Breno (Alê) e Emmanuel Martínez; Renato Marques, Everaldo (Aloísio) e Felipe Azevedo (Juninho).

Técnico: Vagner Mancini

Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Ceballos e Lucas Crispim; Caio Alexandre (Romarinho), Lucas Sasha e Tomás Pochettino (Hércules); Calebe (Yago Pikachu), Lucero (Silvio Romero) e Moisés (Guilherme).

Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Gols
América-MG: Breno, a 1 minuto do 1ºT, Felipe Azevedo, aos 32 minutos do 1ºT
Fortaleza: Pochettino, aos 25 minutos do 1ºT

Cartões amarelos: Danilo Avelar, Renato Marques, Marcinho e Lucas Kal (América-MG); Ceballos, Moisés (Fortaleza)

Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 20 de maio de 2023 (sábado)

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
VAR: Daiane Muniz (SP)

Público: 2.488
Renda: 36.360

Compartilhe