Aliviado depois da primeira vitória do América-MG no Campeonato Brasileiro, Vagner Mancini explicou o efeito das mudanças no time titular. Neste sábado (20/5), o Coelho contou com escalação alternativa e superou o Fortaleza, no Independência, por 2 a 1, pela sétima rodada da Série A.
A estratégia já tinha dado certo no jogo anterior, quando o time mineiro bateu o Internacional, também no Horto, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, utilizando uma formação repleta de ‘suplentes’.
Em entrevista coletiva depois da vitória sobre os cearenses, Mancini destacou a força combativa do meio-campo formado por Lucas Kal, Breno e Emmanuel Martínez. Anteriormente, a formação titular no meio era composta por Alê, Juninho e Benítez, jogadores com características mais ofensivas.
“A trinca [Kal, Breno e Martínez] funcionou muito bem nesses dois jogos. Em muitos aspectos, ainda temos que melhorar, pois precisamos ter poder de marcação maior. Há coisas a melhorar. Emma fez um grande jogo, a começar pela bola que ele enfiou no primeiro gol. Ele também demonstrou que está suportando mais a partida fisicamente”, abordou o comandante alviverde.
“É um pouco diferente do meio de campo com Alê, Benítez e Juninho, por serem todos meias, a gente deixa de proteger um pouco da linha de quatro atrás. Hoje, vimos uma bela partida da linha de quatro, porque tivemos um pouco mais de proteção. Emma, Kal e Breno conseguem dar mais proteção, porque estão mais fechados e conseguem dar uma proteção maior para Vanderson e Maidana, além dos dois laterais. Isso não vinha acontecendo, porque o outro meio-campo jogava mais à frente e com a bola no pé, marcando mais alto”, analisou.
Vitória americana
O América abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo. Em lançamento perfeito de Emmanuel Martínez, Breno recebeu a bola frente a frente com o goleiro João Ricardo e, em arremate cruzado, mandou para a rede: 1 a 0. Foi o primeiro gol do volante de 19 anos com a camisa do Coelho – na segunda partida dele na equipe profissional.
O empate do Fortaleza ocorreu aos 25 minutos. Brítez descolou o cruzamento da ponta direita, Moisés subiu na segunda trave e escorou de cabeça para Pochettino. Na risca da pequena área, o meia argentino não desperdiçou a oportunidade: 1 a 1.
Aos 32 minutos, o atacante Felipe Azevedo, titular absoluto do técnico Vagner Mancini, recebeu bola açucarada de Renato Marques, fintou o zagueiro Ceballos na entrada da área e, de chapa, acertou o ângulo esquerdo de João Ricardo: golaço que decretou a vitória no Independência, por 2 a 1.
Próximo desafio do Coelho
O resultado deste sábado deixou o América com quatro pontos, mas ainda na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, na 19ª colocação.
No desafio seguinte, o Coelho tem pela frente o Botafogo. A partida está marcada para 28 de maio (domingo que vem), às 19h, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela oitava rodada.