O Cruzeiro contou com o apoio de mais de 50 mil torcedores em seu retorno ao Mineirão, mas desperdiçou muitas chances e perdeu para o Fluminense por 2 a 0. Paulo Henrique Ganso e Germán Cano marcaram os gols do duelo desta quarta-feira (10/5), pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
A Raposa mostrou força na criação de jogadas e produziu grande volume ofensivo do primeiro ao último minuto de jogo, porém pecou muito nas finalizações. Segundo o SofaScore, o time treinado por Pepa concluiu 27 vezes a gol. Já o Fluminense, mesmo cedendo espaços, mostrou-se mais sólido e, principalmente, decisivo.
Com o revés diante do Flu, o Cruzeiro manteve seus 9 pontos e caiu para a quinta posição da tabela. O próximo compromisso será o clássico contra o América, no domingo (14), às 18h30, no Independência.
Já o Tricolor, que voltou a vencer após duas rodadas, alcançou a marca de 10 pontos e ocupa o agora o terceiro lugar da Série A. A equipe dirigida por Fernando Diniz recebe o Cuiabá neste sábado, às 18h30, no Maracanã.
Cruzeiro desperdiça chances, e Fluminense sai à frente no placar
Antes mesmo da partida começar, as duas torcidas faziam grande festa no Mineirão. Fábio, que trocou a camisa amarela do Cruzeiro pelo uniforme cinza do Fluminense, ouviu seus torcedores gritarem “é o melhor goleiro do Brasil”. Enquanto isso, os mais de 50 mil cruzeirenses presentes cantavam as tradicionais músicas do clube de forma efusiva.
Dentro de campo, o jogo começou de forma equilibrada, com muitos escanteios e chegadas da Raposa e presença frequente das duas equipes no ataque. Ganso até chegou a balançar a rede pelo Fluminense, mas a arbitragem já havia sinalizado saída de bola. Os tricolores ficaram ‘na bronca’ nas arquibancadas.
Mesmo tendo espaço para chegar ao sistema ofensivo, o Cruzeiro não conseguiu marcar na etapa inicial devido aos problemas do time para concluir jogadas. Neto Moura, Bruno Rodrigues e Gilberto desperdiçaram boas oportunidades de abrir o placar.
O ditado popular “quem não faz, leva” se tornou realidade aos 43 minutos, quando Ganso se aproveitou de um ‘bate-rebate’ na área celeste para fazer o primeiro gol do Fluminense – dessa vez para valer. Lucas Oliveira até tentou salvar os mineiros, tirando a bola em cima da linha, mas ela voltou nos pés do camisa 10, que só empurrou para dentro.
Flu marca outra vez e sacramenta vitória
O Cruzeiro voltou do intervalo com uma postura parecida com a do primeiro tempo: boas chegadas ao ataque, finalizações ruins e instabilidade na defesa. Aos 8′, Cano se aproveitou de cruzamento de Guga para, com bela cabeçada, ampliar para o Fluminense. O centroavante argentino fez o 24º gol em 23 jogos em 2023.
Nos minutos seguintes, a equipe estrelada seguiu pressionando, mas sem sucesso. Os chutes pararam na trave, nas mãos de Fábio e para fora. Um pênalti surgiu como luz no fim do túnel para o Cruzeiro, mas Bruno Rodrigues desperdiçou a cobrança duas vezes.
Na primeira oportunidade, o goleiro do Flu defendeu. Após checar irregularidade de Fábio, que se adiantou no lance, o juiz mandou voltar o pênalti. Houve uma discussão com Henrique Dourado para ver quem bateria, porém o camisa 9 seguiu novamente à marca penal. Dessa vez, o arremate dele resvalou na trave e saiu à linha de fundo.
Por causa das paralisações, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza acrescentou 14 minutos além do tempo regulamentar. O Cruzeiro rodou a bola de um lado para o outro, tentou pelo alto e por baixo, mas não foi capaz de vencer a boa retaguarda do Flu.
CRUZEIRO 0 X 2 FLUMINENSE
Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán (Nikão, aos 38′ do 2ºT) e Marlon; Filipe Machado (Daniel Junior, aos 23′ do 2ºT), Neto Moura (Wallisson, aos 23′ do 2ºT), e Mateus Vital; Wesley (Stênio, aos 15′ do 2ºT), Bruno Rodrigues e Gilberto (Henrique Dourado, aos 15′ do 2ºT).
Fluminense
Fábio; Guga, Nino, Felipe Melo (Manoel, aos 22′ do 2ºT) e Marcelo (Thiago Santos, aos 22′ do 2ºT); André, Alexsander, Lima e Paulo Henrique Ganso (Lelê, aos 36′ do 2ºT); Jhon Arias (Isaac, aos 46′ do 2ºT) e Germán Cano (David Braz, aos 35′ do 2ºT).
- Gols: Ganso, aos 43′ do 1ºT e Cano, aos 8′ do 2ºT (Fluminense)
- Cartões amarelos: Wesley (Cruzeiro); Marcelo, Manoel, Thiago Santos, Fábio e auxiliar Eduardo Barros (Fluminense)
- Cartões vermelhos: André (Fluminense)
- Motivo: 5ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data: 10/05/2023
- Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público: 51.846 - Renda: R$ 2.513.295,00
- Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
- Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
- VAR: Daiane Muniz (Fifa/SP)
Leia também o Portal Uai e o Estado de Minas