O Cruzeiro goleou o América-MG por 4 a 0, neste domingo (14/5), no Independência, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Dominante especialmente no segundo tempo, a Raposa se impôs e não deixou o Coelho aproveitar chances. Henrique Dourado, Marlon e Gilberto (duas vezes) marcaram os gols.
A vitória devolve o time celeste, que soma 12 pontos, ao G4. Já o alviverde vive situação delicada e continua na lanterna, com apenas um ponto conquistado.
Com o triunfo, a Raposa derruba um tabu de sete partidas sem vencer o rival.
O jogo começou equilibrado, mas o Cruzeiro cresceu e mostrou superioridade diante do América-MG, que sentiu os gols e voltou a pecar nas finalizações.
O confronto foi agitado, e os dois times criaram bastante, o que ficou evidente no número de finalizações: 15 para o América-MG e 16 para o Cruzeiro. No entanto, apenas a equipe azul conseguiu ser fatal.
O próximo duelo do América-MG pelo Brasileiro será contra o Fortaleza, no próximo sábado (20/5), às 18h30, no Independência. Mas, antes, o Coelho tem pela frente o Internacional, pela partida de ida das oitavas da Copa do Brasil. Os times se enfrentam nesta quarta-feira (17/5), às 21h30, no Horto.
Também pelas oitavas da Copa do Brasil, o Cruzeiro encara o Grêmio, no mesmo dia, às 19h30, na Arena do Grêmio. A equipe celeste volta a entrar em campo pelo Brasileiro contra o Cuiabá em 22 de maio (segunda-feira), às 20h, no Independência.
Equilíbrio e ofensividade
O jogo começou agitado. Os times não abriram mão dos estilos de jogo e brigavam pela posse de bola no meio (51% a 49%), um indicativo de partida equilibrada. O Cruzeiro pressionou o América-MG nos primeiros minutos, enquanto o Coelho buscava Aloísio ao encontrar os espaços cedidos pela Raposa.
A equipe celeste apostou nas jogadas pelas laterais para tentar abrir o placar. O alto volume pelo lado ficou claro no número de escanteios (5 contra 1) e deu resultado. Foi justamente em jogada pela esquerda que o time abriu o placar.
Na meia-lua, Wesley cruzou para Bruno Rodrigues, que cabeceou na linha de fundo da pequena área para Henrique Dourado. O ‘Ceifador’ empurrou pro gol e correu para abraçar o companheiro e ‘selar a paz’: 1 a 0. Os dois se estranharam na partida contra o Fluminense, em discussão para bater um pênalti, mas afastaram especulações de crise.
O América-MG continuou agressivo e pressionou o rival. Com boas oportunidades e o meio-campo encaixado, os jogadores apresentaram entrosamento e sintonia para criar boas jogadas. Éder chegou a marcar para o Coelho, mas estava em posição de impedimento.
Cruzeiro domina e América-MG amarga chances perdidas
O América-MG voltou do intervalo com o objetivo de se impor na partida e consertar o que faltou na primeira etapa: capricho nas finalizações. O time teve boas chances com Mikael, em cobrança de falta, e Éder, em chute embaixo da trave, mas ambos desperdiçaram.
Por sua vez, o Cruzeiro não desacelerou e, ao mesmo tempo, fez bom trabalho defensivo para impedir que o Coelho pudesse empatar a partida. A partir da metade do primeiro tempo, o time passou a atacar mais e foi fatal, mais uma vez.
Pela direita, William percebeu Marlon se aproximando da pequena área e fez cruzamento na medida certa para o lateral mandar para o gol e ampliar o placar: 2 a 0.
Após o gol, o Coelho perdeu intensidade e se mostrou abatido. O técnico Vagner Mancini promoveu mudanças para renovar os ares. Maidana, Wellington Paulista, Martinez e Mateus Gonçalves entram nos lugares de Marcinho, Felipe Azevedo, Juninho e Aloísio, respectivamente. Logo no primeiro toque na bola, o meia Martinez mandou uma bola na trave, e o alviverde amargou mais uma chance perdida.
A Raposa continuou com a mesma postura e parecia não estar satisfeita com o resultado. O time aproveitou o América-MG apagado e com cruzamento de Igor Formiga, Gilberto – que entrou no segundo tempo – estava bem posicionado e também deixou o dele: 3 a 0.
O Cruzeiro mostrou total domínio nos últimos minutos e não deu a posse da bola para o Coelho, que ainda estava travado, sem conseguir se desvencilhar da marcação e apenas acompanhava a troca de passes do time celeste. Já no último suspiro, pela direita, Gilberto conduziu sozinho e sacramentou a goleada: 4 a 0.
AMÉRICA-MG 0 x 4 CRUZEIRO
América-MG
Matheus Cavichioli; Marcinho (Maidana aos 25 do 2T), Éder, Ricardo Silva e Marlon; Alê, Juninho (Martinez aos 30 do 2T) e Benítez; Felipe Azevedo (Wellington Paulista aos 25 do 2T), Aloísio (Mateus Gonçalves aos 25 do 2T) e Mikael (Renato Marques aos 16 do 2T)
Técnico: Vagner Mancini
Cruzeiro
Rafael Cabral; William (Igor Formiga aos 33 do 2T), Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Felipe Machado, Ramiro (Jussa aos 40 do 2T) e Neto Moura (Wallisson aos 33 do 2T); Wesley (Stênio aos 17 do 2T), Bruno Rodrigues e Henrique Dourado (Gilberto aos 17 do 2T)
Técnico: Pepa
Motivo: 6ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Gols: Henrique Dourado (aos 33 do 1T), Marlon (aos 25 do 2T)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO – FIFA)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN – FIFA)
Cartões amarelos: Ricardo Silva, Aloísio
Público: 4.295
Renda: R$208.650,00
- Leia mais notícias no Portal UAI.