MERCADO DA BOLA

Atlético-MG e Flamengo chegam a acordo pela transferência de Allan

Mecanismo de solidariedade era empecilho na negociação entre Galo e Rubro-Negro; clubes se acertaram, e Allan se mudará para o Rio
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

As pendências entre os clubes foram acertadas nessa quinta-feira (29/6), e o volante Allan está a detalhes de deixar o Atlético-MG para defender as cores do Flamengo. A negociação gira em torno dos 8 milhões de euros (cerca de R$ 42,2 milhões na cotação atual).

O que travava a “batida de martelo” entre Galo e Rubro-Negro era a responsabilidade pelo pagamento do mecanismo de solidariedade. Agora, isso não é mais um problema, e as partes caminham para assinatura final e troca de documentos. “Está 99% concluída”, disse uma fonte, sobre as negociações.

A informação do acerto entre os clubes foi antecipada pelo jornalista Venê Casagrande e confirmada pela reportagem de No Ataque.

O mecanismo de solidariedade é uma norma da Fifa que compensa os clubes que participaram da formação de um atleta com um pequeno percentual em transferências ao longo da carreira desse jogador. No caso de Allan, São Paulo, Internacional, Tanabi-SP e vários clubes da Europa terão direito a pequenos valores da negociação entre Atlético-MG e Flamengo.

Na última quarta-feira (28/6), parte do staff de Allan acompanhou a goleada do Rubro-Negro sobre o Aucas por 4 a 0, pela Copa Libertadores, e houve reunião para sacramentar a negociação nesta quinta-feira.

Allan deve viajar ao Rio de Janeiro nos próximos dias para fazer exames médicos e, por fim, ser anunciado como jogador do Flamengo. O volante deve assinar contrato de quatro anos e meio com o Rubro-Negro.

Allan no Atlético-MG

O Atlético-MG acertou a contratação de Allan em janeiro de 2020, desembolsando cerca de 3 milhões de euros (R$ 13,6 milhões na cotação da época) para adquirir 75% dos direitos econômicos do atleta. De lá para cá, o volante se firmou como um dos melhores jogadores da posição no Brasil.

Foram 170 jogos, quatro assistências e vários títulos com a camisa preta e branca. Pelo Galo, Allan conquistou quatro vezes o Campeonato Mineiro (de 2020 a 2023), um Campeonato Brasileiro (2021), uma Copa do Brasil (2021) e uma Supercopa do Brasil (2022).

De acordo com fontes da diretoria do Atlético-MG, o atleta, desde o princípio, manifestou o desejo de defender as cores do Flamengo. No clube carioca, terá de brigar pela titularidade e será novamente comandado pelo argentino Jorge Sampaoli, com quem trabalhou no Galo em 2020.

Compartilhe