Dois campeões pelo Cruzeiro foram anunciados nesta quinta-feira (4/5) como reforços do Spartano Futebol Clube. No Instagram, o time amador de Rodeiro, na Zona da Mata de Minas Gerais, confirmou as chegadas do atacante Judivan, de 27 anos, e do goleiro Elisson, de 36. Eles vão disputar a 9ª Copa dos Campeões Regionais da Liga Esportiva de Cataguases.
No texto sobre Judivan, o Spartano destacou a convocação para representar a Seleção Brasileira no Mundial Sub-20 de 2015. “Já jogou na Seleção e agora no Spartano! Judivan é o nome da fera!”.
Na apresentação de Elisson, o clube de Rodeiro mencionou a passagem do goleiro pelo Coritiba, em 2016, e por outros clubes tradicionais do futebol brasileiro. “Será o paredão do Spartano na Champions LEC 2023!”.
Hoje no futebol de várzea, os atletas integraram elencos vitoriosos do Cruzeiro no passado. Elisson foi bicampeão brasileiro, em 2013 e 2014, e campeão mineiro, em 2014. Judivan também venceu a Série A, em 2014, além do estadual de 2018.
Pelo Cruzeiro, Judivan marcou três gols em 32 partidas, ao passo que Elisson esteve em campo em seis oportunidades.
Carreira de Judivan
Judivan surgiu no elenco principal do Cruzeiro em 2014 como grande promessa da base. Ele tinha negociação para ser vendido ao Chelsea, da Inglaterra, por R$ 63 milhões, mas uma lesão grave no joelho esquerdo atrapalhou o andamento de sua carreira.
A joia cruzeirense se machucou com a Seleção Brasileira Sub-20 durante confronto com o Uruguai, no Mundial da categoria em 2015. O zagueiro Mauricio Lemos, à época no Defensor Sporting e hoje no Atlético, provocou a lesão ao entrar de sola na perna do atacante em uma disputa de bola.
De lá pra cá, Judivan passou por seis cirurgias, não conseguindo voltar aos gramados em alto nível. No Brasil, o atleta rodou por América, CSA, Tombense, Paraná e Botafogo-SP. Fora do país, passou por Gzira United e Nadur Youngsters, de Malta, e Khon Kaen FC, da Tailândia.
Carreira de Elisson
Também cria da Toca da Raposa, Elisson foi várias vezes emprestado pelo Cruzeiro, com direito a uma experiência de duas temporadas no Nacional da Madeira, de Portugal, de 2009 a 2011. Entre os principais clubes brasileiros defendidos pelo goleiro estão o Coritiba, o Vila Nova-GO e o Figueirense.
Elisson viveu um drama familiar ao perder o filho Lucca Guilherme Silva Rosa, de 6 anos, em um acidente doméstico. No dia 10 de novembro de 2018, um armário de madeira caiu sobre o menino, que tentava se apoiar no móvel para pegar um refrigerante durante uma festa em um sítio. A criança foi socorrida com vida e encaminhada a um hospital de Betim, na Grande BH, mas morreu cinco dias depois.
Spartano Futebol Clube
O Spartano manda seus jogos no estádio Adolfo Nicolato, com capacidade para 3 mil torcedores – quase 40% da população de Rodeiro, estimada em 8 mil habitantes. Não é a primeira vez que o clube investe na contratação de atletas profissionais para torneios amadores.
Em 2018, no Torneio Regional de Ubá, o Spartano teve os zagueiros Welton Felipe, ex-Atlético, e Leandro Euzébio, ex-Cruzeiro e Fluminense, além do meia Francismar, ex-Cruzeiro e América.
Para financiar a presença dos “boleiros”, que chegam a receber R$ 2 mil por partida, o clube comercializa ingressos, programas de sócio-torcedor e conta com o apoio de empresários da região, conhecida por ser forte no setor de fabricação de móveis.
Na final do Regional de Ubá em 2018, o Spartano perdeu o jogo de ida para o Portuense (1 a 0), em Astolfo Dutra, cidade vizinha de Rodeiro. O autor do gol? Edu Silva, artilheiro do torneio, com 11 tentos. Anos mais tarde, ele se tornaria somente Edu, goleador da Série B de 2021, pelo Brusque (17 gols), e protagonista do Cruzeiro em 2022, com 22 gols em 48 partidas.
Acesse também o Portal Uai e o jornal Estado de Minas