Com parciais de 25 a 8, 25 a 19 e 25 a 4, o Minas venceu o Juan Ferreira-URU por 3 sets a 0 nesta sexta-feira (12/5), na Arena Praia, e garantiu a liderança do grupo B do Sul-Americano de Clubes de Vôlei Feminino. Com o resultado, as semifinais foram decididas, e o time de Belo Horizonte evitou um confronto com o já classificado Praia Clube.
Na próxima fase, a equipe de Uberlândia, que está em casa, encontrará com o Sesi Bauru, outro representante do Brasil no torneio. O jogo ocorrerá neste sábado (13/5), às 20h30, na Arena Praia, sede do Sul-Americano de Clubes. O ginásio também receberá a outra semifinal: Minas e Regatas Lima-PER, que duelarão antes do jogo do Praia Clube, às 18h.
Inclusive, o time de Uberlândia chegará na semifinal com um descanso maior. A equipe folgou nesta sexta-feira (12/5), já que protagonizou os dois únicos jogos da fase inicial anteriormente – o grupo A contava com apenas três times. O Praia Clube derrotou o Boston College-CHI por 3 sets a 0, em 10 de maio, e o Regatas Lima-PER por 3 sets a 1, em 11 de maio.
Já o time minastenista chega à semifinal sem perder nenhum set nesta edição de Sul-Americano. A equipe enfrentou Olympic-BOL, Sesi Bauru e Juan Ferreira-URU e venceu todos estes jogos por 3 sets a 0.
Outro representante brasileiro, o Sesi Bauru perdeu para o Minas na segunda partida, mas bateu o Juan Ferreira-URU e Olympic-BOL por 3 sets a 0 e garantiu vaga na semifinal.
Reedição da final da Superliga?
Minas e Praia Clube entrarão em quadra na semifinal em busca das vagas na final do Sul-Americano de Clubes, e os times mineiros são favoritos. Inclusive, existe a possibilidade da reedição de uma final bem recente.
As equipes protagonizaram a final da Superliga Feminina de Vôlei no domingo (7/5), no Sabiazinho, também em Uberlândia, sede fixa do torneio sul-americano.
Vale destacar que Minas e Praia decidiram as últimas quatro edições de Sul-Americano. O time de Belo Horizonte derrotou o rival em três oportunidades (2019, 2020 e 2022), enquanto a equipe de Uberlândia ficou com o título em 2021.