A declaração do jogador de basquete Giannis Antetokounmpo sobre o fracasso no esporte repercutiu bastante nas últimas semanas. Após ser eliminado na primeira rodada dos playoffs da NBA, em 27 de abril, o atleta do Milwaukee Bucks disse que a derrota não era um fracasso, mas sim um passo até o sucesso. Esta fala foi valorizada por finalistas da Superliga Feminina de Vôlei, em entrevistas exclusivas ao No Ataque.
No domingo (7/5), o Praia Clube venceu o Minas por 3 sets a 0, no Sabiazinho, em Uberlândia, e garantiu o título do torneio nacional. Com a taça, o time uberlandense encerrou a sequência de três vices seguidos contra o rival de Belo Horizonte e pôs fim também à fama de “amarelão” e “fracassado”.
Ser o segundo melhor time da Superliga não era o bastante para alguns críticos e apoiadores do time de Uberlândia, que reclamavam das medalhas de prata.
A intensa cobrança dos últimos anos conectou com a fala de Giannis Antetokounmpo – veja o discurso completo no fim da matéria. O jogador de basquete afirmou que a derrota é um passo para a vitória, e o Praia perdeu as três finais anteriores até ser campeão em 2022/23. Foi a caminhada do time uberlandense ao título.
Por isso, a levantadora Claudinha, melhor jogadora da final, o técnico Paulo Coco e a ponteira Tainara representaram o campeão Praia Clube na reflexão sobre fracasso no esporte. Já Kisy, eleita melhor jogadora da Superliga, falou pelo vice-campeão Minas.
Claudinha, levantadora do Praia Clube
“Eu acho incrível que isso está sendo muito mais repercutido e que as pessoas estão falando muito mais sobre isso, porque realmente as pessoas não tem noção do que a gente passa aqui, do que a gente passa no nosso dia a dia. Então, apontar o dedo é muito fácil”.
“Foi incrível aquele vídeo: ‘Não existe o fracasso, mas existe realmente um dia não bom, um dia bom’. A final foi um dia maravilhoso para nós e nem por isso o time do Minas é um fracasso. Jamais. É na bola, é jogado”.
“Eu acho que a gente precisa de mais respeito. O esporte, o voleibol é para nos dar felicidade, para nos dar alegria e receber isso também. Nós merecemos mais respeito. Eu vou bater na tecla que a gente merece isso também. Torcer faz parte, cobrar faz parte, mas merecemos, acima de tudo, respeito”.
Kisy, oposta do Minas
“Eu acho que foi muito válida [a fala do Antetokounmpo]. Repercutiu bastante por ser uma fala muito sensata. Às vezes, a gente pensa que o sucesso é a vitória, mas o sucesso é ter calma no seu trajeto e conseguir reverter qualquer resultado negativo. Eu acho que ser atleta é isso. A fala foi muito bem dita”.
Paulo Coco, técnico do Praia Clube
“As pessoas que são do esporte entendem muito o que ele [Antetokounmpo] está falando. E as pessoas que não são não entendem e acham que o seu time tem que ganhar sempre, e não que existem grandes adversários e que tem muita competência dos dois lados. Na verdade, o esporte se decide dentro da quadra, com o merecimento, valor de trabalho coletivo, o que se fez durante a temporada”.
“Tem que ter paciência, tem que ter pé no chão, já que tem grandes adversários. Você vai ganhar. Você vai perder. Mas não quer dizer que, se você perder uma final, você é um fracasso. Você fez um grande trabalho. Como nós fizemos nos outros anos, só que a mentalidade do brasileiro só importa o primeiro lugar, quem é campeão”..
“Mas a gente está mudando um pouco esta mentalidade. O Minas é uma grande referência. Quantos anos não tem o Minas de tradição no voleibol? O Minas ganhou o primeiro campeonato lá atrás e foi ganhar o segundo depois de tantos anos. O Praia foi ganhar o primeiro e já tem a cobrança de todo ano ganhar”.
“Eu fiquei admirado com essa entrevista do Antetokounmpo, foi fantástica, porque ele resume exatamente o que acontece no esporte. É todo um processo até ganhar. Por exemplo, o Praia quebrou uma barreira de ser campeão, que é muito difícil, e vem brigando, mas aí perdeu algumas finais e você recebe críticas absurdas”.
“A gente sabe que é normal, porque esse pessoal não tem responsabilidade, mas eu queria ver se eles respondessem com nome, CPF, quem falaria tanto assim. Mas isso é normal, a gente sabe que a vida e o país está assim”.
Tainara, ponteira do Praia Clube
“Eu acho que toda derrota não é um fracasso, mas sim um passo para o sucesso. A gente foi construindo aos poucos a nossa história. E a final foi um dia de fazer história, um dia inesquecível para todo mundo. Quebramos o tabu”.
A fala de Giannis Antetokounmpo sobre fracasso no esporte
“Não foi um fracasso. Na verdade, foi um passo rumo ao sucesso. Há muitos degraus para se chegar ao sucesso. O Michael Jordan jogou por 15 anos e foi campeão seis vezes. Então, os outros nove anos foram fracassos?”.
“Não existe fracasso no esporte. Existem dias bons e dias ruins. Em alguns dias você terá sucesso, em outros, não. Em alguns dias será a sua vez, em outras vezes, não. É disso que os esportes são feitos. Você não ganha sempre. Algumas vezes, as outras pessoas vencem. E, neste ano, outro time vai ganhar. É simples assim”.
- Acesse também o Portal Uai