EUROPA

Dupla viraliza ao defender familiares de jogadores de ataque de ultras rivais

Cerca de 40 "holligans" do AZ Alkmaar tentaram acessar setor do estádio reservado para convidados especiais, mas foram parados por dupla inglesa
Foto do autor
Compartilhe

O West Ham, da Inglaterra, se classificou para uma final continental pela primeira vez em sua história após vencer o AZ Alkmaar, da Holanda, fora de casa, na quinta-feira (18/5), pela UEFA Conference League. Apesar da emoção da conquista, o jogo foi marcado por grandes confusões envolvendo torcedores “Ultras”, ou “hooligans”, do clube holandês.

Em vídeos que viralizaram durante a semana, jogadores do West Ham, entre eles o brasileiro Lucas Paquetá, ex-Flamengo, foram vistos partindo para cima de torcedores do AZ Alkmaar que invadiram o espaço do estádio destinado a amigos e familiares dos jogadores do West Ham.

Além das imagens dos jogadores partindo para a briga, também viralizaram cenas de dois homens, já grisalhos, servindo de contenção para que um grande grupo de torcedores do AZ que tentavam subir as escadas de acesso ao espaço de familiares não conseguissem chegar até as pessoas. Apesar da grande desvantagem numérica — cerca de 40 ultras holandeses tentavam subir as escadas — a dupla de torcedores do West Ham conseguiu, sozinha, evitar o pior.

Em determinado momento, as imagens mostram os dois torcedores e os hooligans puxando um homem, cada um para o seu lado. Os hooligans, nesse caso, levaram a melhor e conseguiram ganhar o lamentável “cabo de guerra”. Ainda não se sabe de qual lado estava a pessoa em questão.

“Herói”

Um dos torcedores do West Ham que defenderam as famílias foi identificado como Chris Knoll, ou apenas “Knollsy”. Assim que descobriram de quem se tratava, diversos torcedores do clube inglês passaram a pedir para que os “heróis” ganhassem ingressos para a grande final, que será disputada no dia 7 de junho, contra a Fiorentina, às 16h (de Brasília), na Eden Arena, estádio localizado na República Tcheca.

Personalidades do West Ham como o goleiro francês Alphonse Areola e sua esposa foram às redes sociais agradecer a Knollsy, a quem chamaram de herói.

Chris Knoll apareceu em fotos tiradas após a confusão com o olho esquerdo roxo, alguns arranhões e com sua camisa destruída, mas bem. Ele contou à imprensa local que não conseguiu ingressos para a final.

Ultras

“Ultras” é a denominação europeias para aqueles torcedores que apoiam intensamente suas equipes, muitas vezes se aproximando do comportamento violento, um movimento conhecido no continente como “hooliganismo”. Muitas vezes, os ultras são associados com as torcidas organizadas no Brasil, apesar de existirem esperadas diferenças culturais entre os grupos.

Compartilhe