O Club Athletico Paranaense (CAP) é um time de futebol com sede em Curitiba, capital do estado do Paraná. Fundado em 26 de março de 1924, a partir da fusão do Internacional Foot-Ball Club e do América Futebol Clube, a equipe só entrou para a prateleira das mais tradicionais do futebol brasileiro após conquistas desportivas nas últimas décadas.
A escolha do uniforme rubro-negro surgiu da mescla das cores dos dois times que se fundiram. O vermelho foi herdado do América, enquanto o preto veio do Internacional. Assim chegou à tradicional vestimenta vermelha e preta.
O primeiro jogo do Athletico-PR aconteceu poucos dias depois da fundação, em 6 de abril do mesmo ano. Um amistoso contra o Universal FC foi marcado para apresentar o novo time à torcida. Porém, as novas camisas não ficaram prontas a tempo e os jogadores entraram em campo com o uniforme do Internacional. O duelo acabou com vitória rubro-negra por 4 a 2.
A conquista que inaugurou a sala de troféus do Athletico foi em 1925, com o título do Campeonato Paranaense. A taça foi erguida em casa com uma vitória por 3 a 1 diante do Savóia, no jogo de volta da decisão.
Desde então, o Furacão acumula em sua estante de troféus mais 25 títulos estaduais – é o segundo clube com mais conquistas, atrás apenas do rival Coritiba, com 39.
A história de destaque do Athletico-PR no cenário nacional teve seu primeiro registro em 1995. Naquele ano, o time treinado por Pepe faturou a Série B do Campeonato Brasileiro e conseguiu o tão sonhado acesso à elite. Na campanha de sucesso, foram 19 vitórias, seis empates e apenas três derrotas.
Em 2001, o Furacão venceu seu primeiro Brasileirão. Após terminar a primeira fase da competição na segunda posição, o clube avançou à final eliminando São Paulo e Fluminense no mata-mata. O grande destaque na decisão do certame ficou com o atacante Alex Mineiro, que marcou quatro gols no triunfo por 4 a 1 sobre o São Caetano.
Construção e modernização da Arena da Baixada
A Arena da Baixada, casa do Athletico-PR, foi reinaugurada em junho de 1999. À época, o custo total da obra girou em torno de R$ 30 milhões. A partida que marcou a reestreia do novo estádio ocorreu no dia 24 do mesmo mês. O adversário foi o Cerro Porteño, do Paraguai, que perdeu por 2 a 1.
Já em 2012, o estádio voltou a receber obras de modernização para receber alguns jogos da Copa do Mundo de 2014. Com a reforma e ampliação, a nova arena passou a ter capacidade para um público de até 42.417 torcedores. As mudanças na estrutura refletiram positivamente no desempenho esportivo do clube dentro de campo nos anos seguintes.
Títulos nacionais e internacionais
A primeira grande conquista internacional do Athletico-PR ocorreu em 2018, com o título da Copa Sul-Americana. Depois de dois empates por 1 a 1 contra o Junior Barranquilla, da Colômbia, nos dois jogos da final, a taça foi decidida nos pênaltis. O time brasileiro venceu por 4 a 3 e levantou o troféu em plena Arena da Baixada.
No ano seguinte, o Furacão brilhou novamente. O time então comandado pelo técnico Tiago Nunes derrotou o Internacional na final da Copa do Brasil e faturou mais de R$ 50 milhões pelo título. A equipe rubro-negra venceu as duas partidas da decisão (1 a 0, na Arena da Baixada, e 2 a 1, no Beira-Rio).
Já o último grande título do Athletico foi conquistado em 2021, com a Sul-Americana. Em uma final brasileira inédita na competição, o time paranaense venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, e sagrou-se campeão pela segunda vez na história.
Ficha técnica do Athletico-PR
- Nome: Club Athletico Paranaense
- Alcunhas: CAP, Furacão, Rubro-Negro
- Fundação: 26 de março de 1924
- Localização: Curitiba – PR, Brasil