CRUZEIRO

Cruzeiro muda camisa que causou polêmica nas redes sociais

Nova camisa de goleiros do Cruzeiro passou por reformulação após grande volume de reclamações de torcedores nas redes sociais

Compartilhe
google-news-logo

O Cruzeiro indicou em novo vídeo que mudou a camisa de goleiro que causou polêmica com torcedores nas redes sociais. Em um dos modelos recém-lançados pela Adidas, o escudo do clube aparecia vermelho e amarelo. A decisão de usar uma versão alternativa do emblema desagradou muitas pessoas, que protestaram no Twitter e no Instagram.

Nesta quarta-feira (12/3), o Cruzeiro mostrou em vídeo de media day que colocou o tradicional escudo azul e branco na camisa. O uniforme aparece brevemente nas imagens.

Entenda a polêmica

O Cruzeiro apresentou a nova camisa de goleiros no sábado (8/3), durante a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, em jogo único pelas quartas de final da Supercopa Feminina. Nas redes sociais, o uniforme sofreu represália por parte da torcida. Diante de tamanha insatisfação, o clube se manifestou.

O amarelo predomina na camisa, que conta com estampas variadas em todo o corpo. A principal revolta dos cruzeirenses se deve à cor do escudo, apresentado em vermelho, longe do tradicional azul.

Em nota, o Cruzeiro disse que o desenho segue templates oferecidos pela Adidas, a fornecedora, a todos os clubes do mundo. O Boca Juniors, da Argentina, e o Inter Miami, dos Estados Unidos, por exemplo, utilizam o mesmo padrão.

“Quanto à aplicação do escudo, foi optado por seguir versão monocromática, como é feito por diversos clubes europeus (ex. Manchester United, Bayern Munique, Arsenal e Juventus). O escudo do Cruzeiro é definido pelo estatuto do clube, sendo que “os procedimentos para a utilização da cor, tipologia, logomarca e suas variações permitidas”, são regidos pelo Manual de Identidade Visual do Cruzeiro Esporte Clube. O manual de identidade visual permite aplicações monocromáticas”, seguiu.

Manual de Identidade Visual do Cruzeiro

A página 8 do Manual de Identidade Visual do Cruzeiro diz: “nunca aplicar o logo em outros tons fora do espectro azul”.

Entretanto, na página 10, em que as versões monocromáticas negativas são apresentadas, a versão em vermelho recebe o selo de aprovação, com as seguintes justificativas: “É permitido a versão monocromática desde que mantida a integridade e contraste de marca. Apesar disso, sempre preferir aplicação sobre o fundo azul. Seu uso é restrito e necessita aprovação interna do Cruzeiro”.

Nota do Cruzeiro na íntegra

“As camisas de goleiro produzidas pela adidas seguem templates oferecidos a todos os clubes no mundo. Então, o clube escolhe as cores entre as opções disponíveis. Quanto à aplicação do escudo, foi optado por seguir versão monocromática, como é feito por diversos clubes europeus (ex. Manchester United, Bayern Munique, Arsenal e Juventus). O escudo do Cruzeiro é definido pelo estatuto do clube, sendo que ‘os procedimentos para a utilização da cor, tipologia, logomarca e suas variações permitidas’, são regidos pelo Manual de Identidade Visual do Cruzeiro Esporte Clube. O manual de identidade visual permite aplicações monocromáticas, como descrito na imagem a seguir”

Compartilhe
google-news-logo