A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) confirmou nesta terça-feira (3/9) as 32 seleções que jogarão o Mundial Feminino de Vôlei de 2025, na Tailândia. O Brasil está na lista e buscará o título inédito da competição.
Esta será a primeira vez que a competição contará com essa quantidade de participantes. Em 2022, 24 seleções disputaram o Mundial na Holanda e na Polônia.
Campeã sul-americana de 2023, a Seleção Brasileira encabeça o trio de participantes da região, que ainda conta com Argentina e Colômbia.
32 seleções do Mundial Feminino de Vôlei de 2025
- Alemanha
- Argentina
- Bélgica
- Brasil
- Bulgária
- Camarões
- Canadá
- China
- Colômbia
- Cuba
- Egito
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- EUA
- França
- Grécia
- Holanda
- Itália
- Japão
- México
- Polônia
- Porto Rico
- Quênia
- República Dominicana
- Sérvia
- Suécia
- Tailândia
- Tchéquia
- Turquia
- Ucrânia
- Vietnã
Critérios de classificação
Duas seleções tinham lugares assegurados no Mundial: a Sérvia, atual campeã, e a Tailândia, dona da casa. As outras 30 vagas foram distribuídas por diferentes critérios.
Cada campeonato regional classificou três seleções. Quênia, Egito e Camarões (África); China, Japão e Vietnã (Ásia); Turquia, Holanda e Itália (Europa); República Dominicana, EUA e Canadá (NORCECA); e Brasil, Argentina e Colômbia (América do Sul) garantiram vagas dessa maneira.
As 15 seleções restantes se classificaram por meio da posição no ranking mundial da FIVB até o dia 30 de agosto de 2024: Polônia, Alemanha, Bélgica, Tchéquia, Porto Rico, Ucrânia, França, Bulgária, Cuba, Suécia, México, Eslovênia, Eslováquia, Espanha e Grécia.
Datas do Mundial
O Mundial Feminino de Vôlei está previsto para ocorrer entre 22 de agosto de setembro de 2025, na Tailândia. As datas exatas serão confirmadas posteriormente pela FIVB.
Mundial na Tailândia
A FIVB anunciou no último dia 30 que o Mundial Feminino de Vôlei será na Tailândia pela primeira vez na história.
O acordo foi fechado justamente nesse dia, quando o presidente da entidade, Ary Graça, e o presidente da Associação de Vôlei da Tailândia (TVA, da sigla em inglês), Somporn Chaibangyang, se encontraram durante o Congresso da Confederação Asiática da modalidade, em Bangkok.
A Tailândia receberá o Mundial de seleções pouco depois de a capital do país sediar as finais da Liga das Nações (VNL) pela primeira vez, em 2024.
A Seleção Brasileira busca o primeiro título da competição. São quatro vice-campeonatos, em 1994, 2006, 2010 e 2022.
Mundial Masculino de Vôlei
O Mundial Masculino de Vôlei será nas Filipinas, entre 12 e 28 de setembro de 2025. O Brasil também já está garantido na competição.