MUNDIAL DE VÔLEI

Jovem do Osasco supera Gabi, Haak, Antropova e outras estrelas no Mundial de Vôlei

Oposta argentina Bianca Cugno é a principal pontuadora da competição e foi fundamental na classificação do time paulista às semifinais

Compartilhe
google-news-logo

Gabriela Guimarães, Isabelle Haak, Ting Zhu, Ekaterina Antropova, Avery Skinner, Caterina Bosetti… A lista de estrelas na disputa do Mundial de Clubes Feminino de Vôlei é de perder de vista. Mas, em meio à constelação, um brilho inesperado: a oposta Bianca Cugno, do Osasco, luta para, quem sabe, ofuscar as favoritas. A jovem argentina de 22 anos encerrou a primeira fase como maior pontuadora da competição.

Cugno somou 62 bolas na quadra nas três rodadas da etapa classificatória – 58 de ataque, duas de bloqueio e duas de saque. Ela foi fundamental na suada classificação paulista ao mata-mata do torneio, na segunda posição do Grupo A, com duas vitórias e uma derrota.

Logo na estreia, a argentina foi a maior pontuadora na vitória por 3 sets a 0 sobre o peruano Alianza Lima, atual vice-campeão sul-americano. Naquela terça-feira (9/12), a oposta foi muito municiada pela levantadora estadunidense Jenna Gray e fez 19 pontos.

Na segunda rodada, o Osasco não foi páreo para o forte time do Scandicci, da Itália, e perdeu por 3 a 0, nessa quarta (10/12). Mesmo assim, Cugno não fez feio. Pelo contrário: anotou 27 pontos e terminou a partida como maior pontuadora, ao superar Skinner (22) e Antropova (21).

Nessa quinta (11/12), a jogadora da Seleção Argentina fez 16 pontos e contribuiu com a dura vitória por 3 a 2 sobre o Zhetysu. Ela foi a terceira maior pontuadora, atrás apenas das colegas Baird (20) e Mayhara (17).

Cugno no Mundial

  • Osasco 3 x 0 Alianza Lima – 19 pontos
  • Osasco 0 x 3 Scandicci – 27 pontos
  • Osasco 3 x 2 Zhetysu – 16 pontos

Maiores pontuadoras do Mundial

A liderança de Cugno no ranking tem a ver não apenas com as destacadas atuações da argentina, mas também do tempo jogado. Os times italianos, por exemplo, não perderam nenhum set e chegaram a poupar – o que, naturalmente, faz com que as favoritas ao posto de maior pontuadora tenham atuado menos.

No ranking, Cugno é seguida de perto por Antropova (54 pontos), do Scandicci. A seguir, aparecem Baird (41 pontos), Rodríguez (40), do Alianza Lima, e Luper (38), do Orlando. Nomes como Haak (37), do Conegliano, e Skinner (32), do Scandicci, Zhu (27), do Conegliano, e Gabi (23), também do Conegliano, aparecem abaixo.

Osasco x Conegliano

O próximo desafio de Cugno é enorme. Neste sábado (13/12), às 16h30, o Osasco encara o Conegliano na semifinal, na Arena Pacaembu, em São Paulo. O time que avançar enfrenta Praia Clube ou Scandicci na decisão de domingo.

Compartilhe
google-news-logo