VÔLEI

Vôlei: campeão do Mundial de Clubes Masculino passou por drama pessoal durante o torneio

Técnico campeão do Mundial de Clubes Masculino de Vôlei pelo Perugia sofreu com morte de ente querido antes de jogo importante

Campeão do Mundial de Clubes Masculino de Vôlei pelo Perugia nesse domingo (21/12), com vitória por 3 sets a 0 sobre o Osaka Blueton, do Japão, na final da competição disputada no ginásio do Mangueirinho, em Belém do Pará, o técnico italiano Angelo Lorenzetti passou por drama pessoal durante o torneio.

Na noite de quarta-feira (17/12), horas antes do jogo final da equipe no Grupo B do Mundial – contra o Cruzeiro, às 10h da quinta -, o pai de Angelo, Giuseppe, morreu.

Mesmo de luto e a mais de oito mil quilômetros de casa, Lorenzetti decidiu permanecer sob o comando do Perugia na competição – e foi coroado com o seu terceiro título.

O que Lorenzetti disse após a morte do pai

O comandante italiano de 61 anos agradeceu a longevidade do convívio com o pai e o carinho recebido pelos jogadores, pela comissão e pelos dirigentes do Perugia.

“Pai é uma palavra linda. Ter conseguido falar isso por mais de 60 anos é uma grande gratidão pela vida, que me deu a chance de ter orgulho de um pai honesto e confiável”, iniciou.

“A ausência já presente se torna mais leve. Vivenciar tudo de longe, enquanto o coração teria adorado estar lá, ainda foi um presente inesperado: meus jogadores e funcionários. Eu estava rodeado de afeto. Não preencheu a distância, mas a tornou possível.”

Angelo Lorenzetti, técnico do Perugia, durante o Mundial de Clubes Masculino de Vôlei

A carreira de Angelo Lorenzetti

Considerado um dos principais técnicos de vôlei do mundo, Angelo é dono de carreira de quase 40 anos como técnico, repleta de títulos.

No Perugia desde 2023/24, ele conquistou uma inédita Liga dos Campeões da Europa, dois Mundiais, um Campeonato Italiano , uma Copa da Itália e duas Supercopas nacionais.

Antes, Lorenzetti também havia brilhado pelo Trentino, que dirigiu de 2016/17 a 2022/23. Lá, conquistou um Mundial de Clubes, uma Copa CEV, um Campeonato Italiano e uma Supercopa.

Angelo também conquistou o campeonato nacional por outros dois times: duas vezes Modena – time pelo qual passou entre 2007/02 e 2003/04 e entre 2012/13 e 2015/16 -, e o Piacenza – equipe que comandou entre 2007/08 e 2011/12.

Lorenzetti também acumula passagens pelo Gibam Fano, pelas Seleções Sub-17 e Sub-21 masculinas da Itália, pelo Padova e pelo Verona.

Compartilhe
Sair da versão mobile