Com 12 atletas já convocados, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) divulgou a lista dos 30 jogadores escolhidos pelo técnico Renan Dal Zotto para a disputa da Liga das Nações (VNL). Com cinco nomes, o Cruzeiro, atual campeão da Superliga, foi o clube com o maior número de atletas selecionados. O Brasil estreia na VNL no dia 7 de junho, contra a Alemanha, em Ottawa, no Canadá.
Entre as novidades, destaca-se a presença dos brasileiros que atuam na França. Os opostos Abouba (Tours) e Chizoba (Nantes), o ponteiro João Rafael (Tours), o central Aracaju (Tours), o levantador Thiaguinho (Montpellier) e o líbero Thales (Chaumont).
Grandes nomes da Seleção na última temporada, Cachopa, Bruninho, Leal, Lucarelli, Alan e Flávio foram chamados. Franco, do Guarulhos, e Douglas Silvas, do São José, pediram dispensa da lista original, segundo informações divulgadas pelo site Web Vôlei.
A Seleção comandada por Renan Dal Zotto, que teve uma temporada de altos e baixos em 2022, deve manter a mesma base, mas sem a presença de Wallace desta vez. O jogador foi suspenso por cinco anos pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), após postagem com enquete sobre tiro no presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT).
É importante ressaltar que a presença na lista não garante a convocação para a competição, visto que os atletas estão sendo convocados aos poucos para o treinamento.
Veja lista completa:
- Levantadores: Bruninho, Cachopa, Matheus Brasília e Thiaguinho;
- Opostos: Abouba, Alan, Chizoba, Darlan, Felipe Roque e Oppenkoski;
- Ponteiros: Adriano, Arthur Bento, Daniel Muniz, Honorato, João Rafael, Leal, Lucarelli, Rodriguinho, Vaccari e Victor Birigüi;
- Centrais: Flavio, Judson, Leandro Aracaju, Lucão, Matheus Pinta, Otávio e Thiery;
- Líberos: Alê Elias, Maique, Thales.