VÔLEI

Vôlei: Brasil bate Argentina no tie-break e vence a primeira na VNL

Seleção Brasileira venceu Argentina por 3 sets a 2 nesta quinta-feira (23/5), no Maracanãzinho, Rio de Janeiro, pela segunda rodada da VNL
Foto do autor
Compartilhe

A Seleção Brasileira conheceu a primeira vitória na Liga das Nações Masculina de Vôlei (VNL). Nesta quinta-feira (23/5), no Maracanãzinho, Rio de Janeiro, os comandados pelo técnico Bernardinho triunfaram sobre a Argentina por 3 sets a 2 (25/13, 20/25, 19/25, 25/23 e 15/11), pela segunda rodada do torneio.

A derrota para Cuba na estreia da VNL parece ter sacudido os jogadores da Seleção e a torcida presente no Maracanãzinho. Mas a superioridade de forma confortável durou uma parcial. Depois, a Argentina se apropriou da confiança e deu trabalho. No fim do jogo, o Brasil se reergueu – crescente que acompanhou o desempenho de atletas que estavam apagados até então, como Lucarelli.

Os hermanos, por sua vez, amargam a segunda derrota na competição. Na estreia, perderam por 3 a 1 para o Japão.

O jogo

Bernardinho promoveu duas mudanças na escalação titular em relação à partida anterior. Ele começou o jogo com Lucarelli, Isac, Darlan, Adriano, Flávio, Bruninho e Thales. Marcelo Mendez, técnico da Argentina e velho conhecido da torcida cruzeirense, entrou com Zerba, De Cecco, Palonsky, Loser Bruno, Lima, Vicentin e Danani.

O Brasil passou fácil pela Argentina no primeiro set. Foi indiscutivelmente melhor no ataque e, bem postado defensivamente, construiu vantagem significativa. Em ponto de ataque de Adriano, a Seleção triunfou por 25 a 13.

A Argentina se reabilitou e proporcionou segundo set equilibrado. Na etapa final, inclusive, se impôs. Bernardinho, na tentativa de frear os adversários, entrou com Cachopa e Alan nos lugares de Bruninho e Darlan. Mas não resolveu. Em erro de ataque da Seleção, a Argentina fechou por 25 a 20.

O clima na quadra esquentou logo após o primeiro ponto do terceiro set. Irritado com a postura de Danani, Bruninho invadiu a quadra adversária para o rival. A atitude do levantador brasileiro de cruzar a rede configura infração. Portanto, recebeu o cartão amarelo, que significa advertência.

Desde então, a Argentina se sentiu mais confortável na partida. As mexidas promovidas por Bernardinho não surtaram efeito, assim como o desempenho dos atletas brasileiros. Ataque de Bruno Lima deu fim à parcial: 25 a 19.

A Seleção Brasileira parecia batida. Mas só parecia. A partir da metade da quarta parcial, se reergueu. A torcida também. Sob a liderança de Lucareli, que cresceu no jogo, o Brasil descolou o tie-break ao vencer por 25 a 23.

O clima no Maracanãzinho se transformou na última parcial, dentro e fora de quadra. Na raça e no grito, Flávio atacou a última bola e deu a vitória por 15 a 11.

Próximos jogos de Brasil e Argentina

O próximo compromisso da Seleção Brasileira é nesta sexta-feira (24/4), diante da Sérvia, às 21h, no Maracanãzinho, pela terceira rodada da VNL. Um dia depois (25/5), pela mesma rodada e no mesmo local, a Argentina encara a Alemanha às 17h30.

Compartilhe