VÔLEI

Vôlei: duas jogadoras de Minas e Praia brigam por uma vaga na Olimpíada

José Roberto Guimarães, treinador da Seleção Brasileira, tem até julho para resolver um problema específico: qual líbero ele vai levar para a Olimpíada de Paris?
Foto do autor
Compartilhe

José Roberto Guimarães, treinador da Seleção Brasileira, tem até julho para resolver um problema específico: qual líbero ele vai levar para a Olimpíada de Paris? Nyeme e Natinha, atletas de Minas e Praia Clube, respectivamente, disputam o espaço.

Cada técnico pode inscrever 12 atletas na Olimpíada. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) até permitiu uma 13ª, mas ela só poderá ser utilizada caso outra companheira seja cortada por lesão.

Com número limitado, Zé Roberto precisa resolver entre Nyeme ou Natinha. As duas defendem a Seleção Brasileira na Liga das Nações Feminina de Vôlei, que permite a inscrição de 14 jogadoras por partida. O torneio é, para o comandante, crucial para tomada de decisão. E é o momento que as atletas têm para mostrar serviço.

Na primeira partida da Seleção na VNL – vitória por 3 sets a 1 sobre o Canadá – Nyeme atuou como titular. Segundo a FIVB, a camisa 1 teve aproveitamento de 17,1% no passe. Em defesas, o índice chega a 35,48%. Ela também se destaca pelos levantamentos. Na estreia, por exemplo, tentou 12 vezes.

Pela segunda rodada, no triunfo por 3 sets a 0 sobre a Coreia do Sul, Natinha entrou como titular. Também de acordo com a FIVB, o aproveitamento no passe foi de 27,7%. Em defesas, a camisa 14 atingiu a marca de 62,5%. Foram, ainda, seis tentativas de levantamento.

O próximo jogo da Seleção Brasileira na VNL está marcado para esta sexta-feira (17/5), às 21h, no Maracanãzinho, diante dos Estados Unidos. Zé Roberto ainda não anunciou a escalação, comumente compartilhada minutos antes das partidas.

Disputa por clubes

Nyeme e Natinha estão acostumadas a se enfrentarem de diferentes formas. Na Seleção Brasileira, brigam pela mesma vaga. Nos clubes, por vitórias.

Na temporada 2023/24, Minas e Praia duelaram em sete partidas. Dessas, cinco valeram título. Nos números, a equipe belo-horizontina se sobressaiu. Foram quatro vitórias e três títulos (Supercopa, Sul-Americano e Superliga). O time de Uberlândia triunfou em três partidas e conquistou o Campeonato Mineiro e a Copa Brasil.

O futuro de Nyeme e Natinha nos respectivos clubes é incerto. Ambas publicaram mensagens em tom de despedida nas redes sociais ao fim da Superliga. Os clubes ainda não se pronunciaram oficialmente.

Compartilhe