O Minas Tênis Clube terá 14 jogadoras no time feminino de vôlei para a temporada 2025/26. Porém a apresentação deste sábado (16/8), que ocorreu no evento gratuito “Minas na Rua”, em Belo Horizonte, contou com apenas oito atletas presentes, enquanto outras quatro foram oficializadas – além do técnico Lorenzo Pintus. Mas dois nomes que o time contrato ainda não foram anunciados.
Em posicionamento oficial, o Minas diz que “o Clube informa que os anúncios de novos atletas são oficializados posteriormente”. Porém, o No Ataque apurou que duas atletas já estão fechadas e chegarão em setembro.
Medalhista olímpica em Paris 2024, Nyeme não marcou presença no evento e segue na terra natal cuidando da filha Antonella, que nasceu em 2 de maio. A líbero se junta ao elenco do Minas a partir de setembro, como apurado pelo No Ataque, mas ainda não foi anunciada pois não assinou o contrato.
O mesmo vale para a canadense Hilary Johnson, que atuava na Turquia e terá a primeira oportunidade de jogar no Brasil. Aos 27 anos, a ponteira, que também é conhecida como Howe, ainda não se juntou ao grupo minas-tenista porque está se preparando para o Mundial de Vôlei que será disputado entre 22 de agosto e 7 de setembro, na Tailândia.
As outras ausências do Minas na apresentação
O Minas anunciou a renovação de contrato de cinco jogadoras que estiveram no evento: as ponteiras Glayce Kelly e Pri Daroit, a oposta Amanda, a levantadora Fran Tomazoni e a líbero Larissa. Outras três contratações também participaram da apresentação: a levantadora polonesa Julia Nowicka, a oposta russa Maria Khaletskaya e a central Júlia Koehler.
Só que outras quatro integrantes do elenco até foram anunciadas, mas não estiveram no evento por diferentes motivos.
A central Thaisa, de 38 anos, foi uma das ausências na apresentação. A capitã está na equipe de Belo Horizonte desde 2019 e renovou por mais um ano com o Minas – entenda porque a bicampeã olímpica em Pequim 2008 e Londres 2012 ficou fora do evento.
O Minas também não contou na cerimônia com duas atletas que renovaram o vínculo e seguem no elenco. As centrais Júlia Kudiess e Giovana Guimarães estão com a Seleção Brasileira para as disputas do Mundial Feminino de Vôlei e do Mundial Sub-21 Feminino de Vôlei, respectivamente, e por isso foram ausências.
Também com o Brasil, mas no time sub-23, está uma contratação que foi anunciada, mas também ficou fora da apresentação. Ana Rüdiger, ponteira de 22 anos que estava no Victorina Himeji-JAP, conquistou a medalha de ouro no Pan-Americano Júnior nessa sexta-feira (15/8) com a Seleção Brasileira. A atleta é aguardada nos próximos dias.
Elenco do time feminino de vôlei do Minas para 2025/26
- Centrais: Thaisa, Júlia Kudiess, Giovana Guimarães e Júlia Koehler
- Ponteiras: Glayce Kelly, Pri Daroit, Ana Rüdiger e Hilary Johnson
- Opostas: Amanda e Maria Khaletskaya
- Levantadoras: Fran Tomazoni e Julia Nowicka
- Líberos: Larissa e Nyeme
- Técnico: Lorenzo Pintus