As poucas semanas no Brasil foram o bastante para conectar Maria Khaletskaya com o Brasil de forma definitiva. A oposta russa já tinha um carinho pelo país pela disputa da Liga das Nações em 2019, quando ficou encantada pela paixão da torcida pelo vôlei, e também pela novela “O Clone”. E a possibilidade de tomar um café e comer um pão de queijo fez a nova contratação do Minas Tênis Clube se encantar ainda mais.
Khaletskaya foi apresentada nesse sábado (16/8) como uma das novidades do elenco feminino de vôlei do Minas para a temporada 2025/26. A atleta de 31 anos terá a primeira oportunidade de jogar no exterior e substituirá a oposta Kisy, que foi justamente à Rússia – em 23 de maio, foi anunciada pelo Lokomotiv Kalinigrado.
Só que jogar pelo Minas não será a estreia da russa no Brasil. Há seis anos, Maria Khaletskaya esteve em Brasília para a disputa da primeira fase da VNL – a Rússia perdeu para a Seleção por 3 sets a 0 – e se deslumbrou com a paixão do torcedor brasileiro. Ainda falando sobre o país em que mora a partir do acordo com o Minas, a oposta também citou a novela “O Clone”, transmitida no Brasil entre 2001 e 2002 e de muito sucesso na antiga União Soviética.
“Quando recebi a oferta, aceitei quase imediatamente. Estive no Brasil em 2019, para a disputa da Liga das Nações, e gostei muito daqui. As arquibancadas estavam sempre lotadas, nunca vi torcedores tão apaixonados por vôlei. Além disso, passei a infância toda assistindo ‘O Clone’, muito popular na Rússia. Acredito que para muitos de nós [russos] é um sonho visitar um país tão lindo e acolhedor”
Maria Khaletskaya, nova oposta do Minas
Na sequência, a jogadora russa de 31 anos falou sobre a estrutura do Minas e o que está fazendo além dos treinamentos. Essas falas foram divulgadas pelo Minas, até porque Maria Khaletskaya preferiu não conversar com a imprensa após a apresentação já que não se sente segura para dar entrevistas em inglês e ainda não sabe falar português.
“Fiquei agradavelmente surpresa com a qualidade da organização de tudo aqui. Há excelentes condições para treinos e uma excelente equipe médica. O complexo esportivo tem absolutamente tudo o que os jogadores precisam. Mas ainda não passei muito tempo com a equipe, nosso treinamento em conjunto está apenas começando. No meu tempo livre, já andei um pouco pela cidade, tomei um café delicioso e comi meus pães de queijo favoritos”, disse Khaletskaya.
A carreira de Maria Khaletskaya, nova oposta do Minas
Nascida em 31 de julho de 1994, Maria Khaletskaya é filha de ex-jogadora de vôlei da Seleção de Cazaquistão e fez toda a carreira na Rússia até decidir ir para o outro lado do mundo. A experiência na Superliga Feminina de Vôlei será a primeira vez que ela atuará longe do frio e enorme país que se estende por Europa e Ásia.
A oposta estreou na elite do vôlei em 2011, aos 17 anos, pelo Dinamo Moscou e passou por Saratov Proton, Sverdlovsk Uralochka-NTMK e Dínamo de Krasnodar até voltar ao tradicional clube russo. E foi justamente nesse retorno que ela conquistou o maior título da carreira: a Liga da Rússia 2022/23 ao lado de Natália Zílio, campeã olímpica pelo Brasil em Londres 2012 e ex-jogadora do Minas.
Após levantar a taça mais importante da Rússia no Dínamo de Moscou, Khaletskaya foi para Zarechye Odintsovo e disputou duas temporadas no time. Na última temporada, a oposta e as companheiras levaram a equipe à semifinal pela primeira vez desde 2015, mas perderam a decisão de terceiro lugar e terminaram no quarto lugar.
Uma das principais pontuadoras do Odintsovo, Maria Khaletskaya fez 34 partidas durante a Liga da Rússia 2024/25 e fez 360 pontos, sendo 18 aces e 47 bloqueios. Desta forma, a média da nova oposta do Minas foi de 10,5 pontos por jogo.
Já pela Seleção da Rússia, Khaletskaya até fez parte do elenco para a Liga das Nações (VNL) em 2019 e conquistou a medalha de bronze na Copa do Mundo – competição qualificatória para a Olimpíada -, mas não teve novas oportunidades até porque o país foi punido e não está competindo. Devido à guerra com a Ucrânia, a equipe russa está fora do torneios de vôlei – e diversos outros esportes.