Não é só no futebol que as torcidas são apaixonadas. O vôlei também move milhares de fãs para as arenas e grandes decisões. Nos últimos anos, o Minas tem vivido o auge do esporte e acumulado inúmeros títulos. Com isso, as cobranças das arquibancadas se tornaram maiores. Para a líbero Nyeme, que está de volta ao clube após licença maternidade, a paixão é similar à do Flamengo, uma das maiores do país.
Em entrevista ao No Ataque, a jogadora, que é torcedora do rubro-negro carioca, traçou um paralelo entre as torcidas do Minas e do Flamengo, principalmente pelo tamanho e relevância dos clubes, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, respectivamente.
“Mesmo enquanto eu estava aqui, mas mais quando estava fora, comentava sempre com o Micael (marido), a torcida do Minas é igual de futebol, um exemplo é o Flamengo. Eles são tão acostumados a ganhar, a ver sempre ganhando jogos, ganhando títulos, que quando começa a ter um rendimento ruim, para eles já é o fim do mundo”, falou.
Na última temporada, com a saída de Nyeme, a líbero Kika assumiu a posição. A jogadora foi alvo de algumas críticas no começo até conseguir se encaixar com o time. Por sua vez, Nyeme defendeu que embora a cobrança faça parte do esporte, os atletas não são robôs.
“Só que sabemos que vida de atleta tem altos e baixos. Ainda mais com o time que estava renovado, eu saí. Achei que eles poderiam ter tido um pouquinho mais de paciência com ela, porque o Minas é muito grande, o peso da camisa do Minas é muito grande, a gente não tem noção”, opinou.
O tempo e a paciência parecem ser a solução. Contudo, tais virtudes muitas vezes não fazem parte das torcidas apaixonadas, que querem o resultado imediato. Na fase final da Superliga 2024/2025, Kika vivenciou crescente e terminou o campeonato em alta.
“E para a torcida, eles acham que que a gente é tipo Deus (risos). Não pode perder, não pode nunca jogar mal. Mas que bom que no final ela conseguiu se sair bem e a torcida no final apoiou ela. Fiquei feliz porque, por mais que o Minas não tenha ganhado, ver a evolução dela, foi muito bom porque tenho certeza que ela sofreu bastante”, disse Nyeme.