VÔLEI

Thaisa e técnico exaltam jogadora de vôlei do Minas: ‘Uma das melhores do mundo’

Thaisa e Lorenzo Pintus, técnico do Minas, se derreteram por Nyeme e explicaram como será o processo de volta dela após reestreia no vôlei

Compartilhe
google-news-logo

A central Thaisa e o técnico Lorenzo Pintus foram só elogios a Nyeme, jogadora do Minas que voltou a jogar uma partida de vôlei nesta terça-feira (21/10) após mais de um ano parada para se dedicar exclusivamente à gravidez e ao início da maternidade da pequena Antonella.

A libero medalhista olímpica pela Seleção Brasileira em Paris 2024 entrou na quarta parcial da vitória por 3 sets a 1 sobre o Mackenzie, na primeira rodada da Superliga Feminina de Vôlei, na Arena UniBH. Ela e Larissa se alternaram, já que a maranhense ainda não tem ritmo de jogo e não está 100% fisicamente.

Thaisa e Lorenzo detalharam os bastidores do processo de retorno de Nyeme e não esconderam a felicidade imensa por tê-la de volta, mas foram cautelosos: tudo será “passo a passo”.

“Nyeme é muito importante para o time. Primeiro, tenho que elogiar Larissa, porque ela jogou muito bem e tem que estar tranquila para jogar porque todo mundo a apoia. Nyeme está no período de crescimento, hoje a torcida ajudou, porque não é fácil. Ela é extraordinária, uma das melhores líberos do mundo, mas não joga faz tempo. Algumas bolas hoje, algumas no próximo jogo, esperamos ter 14 jogadoras disponíveis, porque Maria ‘Khaletskaya’ hoje ‘mancou’ por um infortúnio. Nyeme é muito importante, mas vamos passo a passo”

Lorenzo, técnico do Minas

“Estamos muito felizes. Acho que não tem como não estar feliz pela volta da Nyeme. Ela é uma figura muito importante na posição dela. Faz não só a função dela, mas é uma excelente levantadora também, além de ser defensora e passadora. Então isso ajuda muito dentro de quadra, no sistema defensivo de bolas rápidas, que a levantadora não consegue chegar. A Nyeme vai voltando aos pouquinhos, que tem que ter calma, passo a passo, não dá para cobrar muito ainda dela”, complementou Thaisa.

Nyeme comemora ponto do Minas junto com o time na Superliga Feminina de Vôlei - (foto: Hedgard Moraes/Minas Tênis Clube)
Nyeme comemora ponto do Minas junto com o time na Superliga Feminina de Vôlei(foto: Hedgard Moraes/Minas Tênis Clube)

“Eu até falei ali agora que uma coisa é quando você machuca, tem uma lesão, no joelho, é difícil voltar? É, mas é uma coisa. Imagina a gravidez que mexe com o corpo inteiro, seus hormônios, tudo, tudo…está tudo fora do lugar. Tem que ter calma, paciência e acolher. Mas ela vem treinando já, está cada vez mais ritmo, as bolas já começam a não cair mais do lado dela, ela está pegando, porque é essa coisa de pegar ritmo de jogo mesmo, porque é uma posição bem difícil.”

Thaisa, central e capitã do Minas

A bicampeã olímpica também ressaltou a importância do retorno da líbero para o grupo: “Estou muito feliz, muito feliz, todo o time está muito feliz com a volta dela, dando muita força para ela, sabemos que ela só tem a agregar voltando. Já falei isso para ela, independentemente se você está abaixo, seu abaixo ainda é muito acima de muitas jogadoras, então ela tem que ter essa tranquilidade para fazer a função dela bem feita sem ficar se antecipando demais”.

Como foi a reestreia de Nyeme

Nyeme foi acionada após o Minas fazer 10 a 9 no quarto set e levou a torcida à loucura no momento que entrou em quadra.

Sua primeira ação foi perfeita – a líbero recebeu bola “de graça” após recuperação de Gabiru, do Mackenzie, e deu passe preciso para Nowicka acionar Thaisa no meio de rede. A central fez o ponto e abriu 12 a 9 para o time da Rua da Bahia.

Logo depois, Nyeme deu outro passe na medida para Nowicka após ataque do Mackenzie, mas o contra-ataque foi desperdiçado pelo Minas

Na sequência, a medalhista olímpica deu lugar a Larissa mas, logo no ponto seguinte (13 a 10), voltou. As duas foram se alternando da metade para o fim do terceiro set – com mais ritmo, Larissa entrava nos momentos de recepção.

No 14 a 10, Nyeme deu mais um ótimo passe para Nowicka, mas o ataque de novo foi desperdiçado pelas minas-tenistas. A líbero seguiu alternando com Larissa até o fim, contudo, não foi mais acionada com a bola depois desse momento. No entanto, a maranhense “deu sorte” para o time – depois que passou a atuar, o Minas cresceu no jogo, despontou na reta final e venceu o terceiro set por 25 a 21 para fechar o jogo em 3 sets a 1.

Compartilhe
google-news-logo