Em entrevista exclusiva ao No Ataque, o levantador Matheus Brasília, do Cruzeiro, refletiu sobre o equilíbrio da Superliga Masculina de vôlei e apontou quatro times os quais considera os principais rivais na disputa pelo título.
“Eu apontaria quatro equipes por tradição, por conhecer, ter um modelo já pronto. O Campinas, que está fazendo um bom movimento nos últimos anos, é finalista de duas das últimas Superligas. O Minas, que é uma equipe tradicional, foi campeão da Copa Brasil na temporada passada. O Sesi, que ganhou há dois anos atrás, e o Praia Clube, que se fortaleceu bastante, é um projeto que está crescendo ao longo da temporada.”
Matheus Brasília, em entrevista ao No Ataque
Equilíbrio na Superliga
Atual campeão da Superliga, o Cruzeiro garantiu a melhor campanha da fase de classificação da edição passada com uma partida de antecedência, ao vencer o Suzano por 3 a 1, na 21ª rodada. Enquanto isso, neste início de competição, o time mineiro já foi derrotado duas vezes, em sete jogos.
A primeira derrota foi logo na segunda rodada, contra o Bauru, em 27 de outubro, por 3 sets a 0 (25/20, 16/25, 25/23, 21/25 e 9/15), no Ginásio do Riacho. A segunda foi na última quarta-feira (12/11), contra o Campinas, em casa, por 3 a 2 (25/19, 20/25, 25/19, 28/30 e 11/15), pela 11ª rodada, em mais um jogaço entre as duas equipes.
“Cada temporada que passa o equilíbrio fica maior. Acho que ano passado já foi uma Superliga equilibrada. Este ano tende a ser mais”, analisou o levantador.
Ainda, Brasília não deixou de citar um velho conhecido dos pódios do vôlei masculino: “Não pode descartar aquelas equipes que correm por fora, como o Suzano. Nos anos 1990, fez história dentro do voleibol brasileiro e está batendo na trave no Campeonato Paulista há três temporadas”.
Cruzeiro na temporada
Nesta temporada, o Cruzeiro já conquistou a Supercopa, o Campeonato Mineiro, e o Sul-Americano de Clubes, mas encontra certa dificuldade em manter constância em alguns jogos da fase inicial da Superliga – os dois jogos perdidos foram em casa e de virada.
“É uma temporada longa, difícil passar ileso a temporada inteira. É uma oscilação durante a temporada, ainda mais uma sequência muito intensa de jogos que a gente tem que antecipar por conta do mundial. Então acaba não tendo tanto tempo para trabalhar e aprimorar alguns pontos.”
Matheus Brasília, levantador do Cruzeiro e da Seleção Brasileira
O levantador falou sobre a necessidade de evoluir e se adequar à situação e ao ritmo das competições, além de demonstrar confiança na equipe celeste: “A gente precisa fazer isso com o carro andando. É complicado, mas a gente tem capacidade para isso.”
Conquistas de Matheus Brasília pelo Cruzeiro
- Campeão do Mineiro 2024
- Campeão da Supercopa 2024
- Campeão do Mundial de Clubes 2024
- Campeão Sul-Americano de Clubes 2025
- Campeão da Superliga 2024/2025
- Campeão do Mineiro 2025
- Campeão da Supercopa 2025
Premiações individuais de Matheus Brasília na carreira
- Melhor levantador da Superliga 2022/23 e 2024/25
- Melhor levantador do Mundial de Clubes 2024
- Melhor levantador do Sul-Americano 2025
- Melhor levantador da Copa Pan-Americana de 2023
- Melhor levantador dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023