VÔLEI

Vôlei: Lucão aponta erros do Cruzeiro em eliminação na Superliga

Central do Cruzeiro e da Seleção Brasileira, Lucão elogiou o Campinas, algoz nas quartas, mas destacou que a queda surpreendeu o time
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Após 21 anos, o vôlei de Minas Gerais não terá um semifinalista na Superliga Masculina. E a grande surpresa foi a queda do atual bicampeão: o Cruzeiro perdeu as duas partidas como mandante para o Campinas e deixou a competição nas quartas de final. Central da equipe e da Seleção Brasileira, Lucão apontou erros da Raposa na eliminação diante dos paulistas em entrevista exclusiva ao No Ataque.

Campeão olímpico pelo Brasil em 2016 no Rio de Janeiro, o atleta de 38 anos assumiu que o Cruzeiro teve atuação abaixo da esperada nos confrontos com o Campinas e apontou erros em momentos cruciais nos três confrontos.

“Claro, eu coloco a nossa culpa. Nosso time esteve um pouco abaixo do rendimento. Mas, analisando os números frios do terceiro jogo, principalmente, a gente teve os números melhores que eles. Só que o voleibol não é feito apenas de números. Ele é feito de certos momentos decisivos onde eles souberam ser melhores que a gente. Nós não podíamos pecar e pecamos, mesmo tendo um time tão experiente e acostumado a decisões e títulos como o nosso”

Lucão, central do Cruzeiro

 

Em 31 de março, os times começaram os duelos nas quartas de final da Superliga e no Riachão, em Contagem, o Campinas atropelou por 3 sets a 0. Em 4 de abril, o time mineiro devolveu a vitória como visitante e deixou o estado de São Paulo com a vitória por 3 sets a 1. Já no terceiro e decisivo jogo, novamente na casa do Cruzeiro, a equipe campineira venceu por 3 sets a 2 e fechou a série com duas vitórias. As atuações surpreendentes do rival foram elogiadas por Lucão.

“Lá no início da Superliga, se a gente colocasse no papel o time do Campinas, não era esperado que eles se classificassem em oitavo como foi. Os jogadores experientes que tem, medalhistas olímpicos, o Adriano, que é a nova revelação do voleibol nacional. Eu não esperava que eles se classificassem em oitavo. Eles tiveram uma crescente muito grande desde a Copa Brasil até chegar às quartas de final. E jogaram muito bem contra a gente”, destacou o central do Cruzeiro.

‘Cruzeiro era favorito’, diz Lucão

Atual bicampeão consecutivo e maior campeão da Superliga Masculina de Vôlei com oito títulos, o Cruzeiro entrou na competição como o grande favorito. Essa é a opinião de boa parte dos especialistas e dos torcedores, e do próprio Lucão, que citou as três taças conquistadas na temporada de 2023/24.

“O nosso time era favorito a ganhar a Superliga. A gente não pode fugir dessa responsabilidade, tanto que fez uma fase classificatória maravilhosa, conseguiu todas essas vitórias [21 em 22 jogos na fase inicial], ganhou Sul-Americano, Copa Brasil e Mineiro nesta temporada. Então acho que foi uma surpresa não só para a torcida, mas para nós também, porque a gente, com certeza, esperava estar na final da Superliga”
Lucão, ídolo do vôlei brasileiro

A queda precoce surpreendeu porque o Cruzeiro se classificou com campanha quase perfeita na primeira fase: 21 vitórias e apenas um tropeço em 22 jogos (62 pontos). O Campinas, por sua vez, ganhou nove duelos e foi derrotado em 13 (28 pontos).

Nos próprios encontros com o Campinas na fase inicial, o Cruzeiro havia triunfado com folga: 3 a 0 tanto em Minas (25/19, 25/15, 25/17) quanto em São Paulo (25/16, 31/29 e 25/15). No entanto, foi o representante paulista que avançou e enfrentará o Guarulhos na semifinal.

Lucão pelo Cruzeiro

Anunciado como reforço em maio de 2022, o central conquistou com a Raposa os títulos do Mineiro, Copa Brasil, Sul-Americano, Superliga e Supercopa do Brasil logo na temporada de estreia, em 2022/23, além da medalha de bronze no Mundial de Clubes.

Na atual temporada, Lucão foi bicampeão do Mineiro, Copa Brasil e Sul-Americano, mas ficou com o vice da Supercopa e não conseguirá mais uma conquista da Superliga devido justamente à eliminação do Cruzeiro para o Campinas nas quartas de final.

Compartilhe