Um dos nomes mais esperados na convocação para a Liga das Nações de Vôlei, a capitã Gabi Guimarães se juntou à delegação brasileira para a disputa da segunda fase da competição. Ela exaltou o desempenho do Brasil na primeira semana da VNL, nos jogos do Rio de Janeiro, e disse esperar dificuldades na sequência do torneio.
A Seleção já se concentra na cidade francesa de Metz, sede do CT europeu da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). A equipe faz um período de treinos antes da segunda etapa da Liga das Nações, que será em Istambul e começa em 18 de junho.
A ponteira brasileira ficou de fora da primeira semana da VNL porque estava em recuperação de procedimentos médicos. Ela já se apresentou e comentou o retorno à Seleção.
“Muito feliz de estar de volta à Seleção Brasileira. É sempre uma honra vestir essa camisa. Feliz de reencontrar as meninas na nossa base aqui na França. Fiquei feliz de acompanhar, mesmo que de longe, a evolução que elas tiveram na primeira semana, a forma como encararam, com coragem e determinação”.
Gabi ressaltou a dificuldade da próxima fase na Turquia. O Brasil pega a Bélgica, no dia 18 de junho, às 10h.
“Agora vamos encarar essa segunda etapa de Istambul e reintegro com elas para este momento. Vai ser uma etapa difícil, mas de muito trabalho e muita evolução que estamos buscando, de um processo de renovação também. Mas vamos com tudo, bastante trabalho pela frente”, disse a jogadora.
Próxima etapa da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei na VNL
- Brasil x Bélgica – 18 de junho, quarta-feira (18/6), às 10h
- Brasil x Canadá – 20 de junho, sexta-feira (20/6), às 13h30
- Brasil x República Dominicana – 21 de junho, sábado (21/6), às 10h
- Brasil x Turquia – 22 de junho, domingo (22/6), às 13h30
Brasil na VNL Feminina
A Seleção Brasileira, que busca o primeiro título da VNL Feminina na história – foi vice três vezes (2019, 2021 e 2022) -, iniciou a trajetória na competição em 2025 no Rio de Janeiro. O Maracanãzinho recebeu jogos entre 4 e 8 de junho.
Em casa, o Brasil bateu Tchéquia e Estados Unidos por 3 sets a 0, enquanto, apesar do sofrimento, venceu a Alemanha por 3 sets a 2. Já a despedida terminou com uma derrota por 3 a 0 para a Itália, atual campeã da VNL e dos Jogos Olímpicos.
Desta forma, a equipe de Zé Roberto Guimarães somou oito pontos em quarto partidas na primeira etapa da Liga das Nações Feminina de Vôlei.