O técnico Bernardinho optou por “cortar” da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei o líbero Alexandre Elias, destaque do Cruzeiro na temporada 2024/25, e levar 16 jogadores para a terceira semana da Liga das Nações, a VNL, que se inicia no dia 16 de julho. O Brasil jogará essa etapa na Arena Portuária de Chiba, em Chiba, Região Metropolitana de Tóquio, no Japão.
A saída de Alê foi a única alteração feita pelo treinador em relação à segunda fase da competição, na qual a equipe brilhou e venceu os quaro jogos que disputou: 3 a 0 sobre Canadá e China, 3 a 2 sobre a Itália e 3 a 1 sobre a atual campeã Polônia.
Sem Alexandre, o Brasil terá apenas um líbero de ofício ao longo de toda a terceira semana da Liga das Nações: Maique, titular absoluto e um dos melhores jogadores da posição no campeonato. No entanto, o ponteiro Honorato também pode exercer a função.
O paraibano ex-Minas atuou como líbero em partidas da VNL 2024 e foi escolhido por Bernardinho como 13º jogador – o “reserva”, acionado apenas se um dos 12 relacionados se machuca – nos Jogos Olímpicos de Paris justamente pela sua versatilidade.
Alê brilhou no Cruzeiro, mas não jogou pela Seleção
Alexandre foi eleito o melhor líbero da última Superliga. Ele foi um dos pilares da temporada icônica do Cruzeiro, que conquistou cinco dos seis títulos disputados: Mundial, Sul-Americano, Superliga, Supercopa e Campeonato Mineiro.
No entanto, Alê sequer entrou em quadra pelo Brasil nas duas semanas de VNL. Titular absoluto, Maique jogou do início ao fim em todas as partidas.
Apesar de não ter viajado para o Japão, Alê segue convocado pela Seleção e pode voltar à equipe se preciso. Líder da VNL com 20 pontos, o Brasil já tem classificação encaminhada para a fase final da competição, que se iniciará no dia 30 de julho, no Ginásio Beilun, em Ningbo, na China.
Os 16 escolhidos por Bernardinho para 3ª semana da VNL
- Centrais: Flávio, Judson, Thiery e Matheus Pinta
- Ponteiros: Adriano, Arthur Bento, Honorato, Lukas Bergmann, Lucarelli e Maicon
- Opostos: Alan, Darlan e Chizoba
- Levantadores: Cachopa e Brasília
- Líbero: Maique
Tabela do Brasil na 3ª semana da Liga das Nações
- 16 de julho (quarta-feira), às 00h – Brasil x Argentina
- 18 de julho (sexta-feira), às 7h20 – Brasil x Japão
- 19 de julho (sábado), às 3h30 – Brasil x Turquia
- 20 de julho (domingo), às 2h30 – Brasil x Alemanha