VÔLEI

Vôlei: por que Bernardinho escalou Lucarelli como líbero em Brasil x Argentina, na VNL?

Campeão olímpico foi inscrito para jogo da Seleção contra a Argentina na Liga das Nações de vôlei em posição na qual nunca atuou

Compartilhe
google-news-logo

Único remanescente do título olímpico do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, o ponteiro Ricardo Lucarelli foi relacionado por Bernardinho pela primeira vez na atual edição da Liga das Nações Masculina de Vôlei, a VNL, nesta quarta-feira (16/7), para a partida contra a Argentina. Contudo, alguns fãs do jogador se surpreenderam ao ver o jogador inscrito como líbero – posição na qual nunca atuou – no banco de reservas.

Lucarelli não entrou em quadra na vitória por 3 sets a 1 da Seleção. Mas, afinal, existe a possibilidade de o mineiro de Contagem jogar nessa posição em algum momento futuro? Segundo apurou o No Ataque, a resposta é não.

O atleta de 33 anos foi inscrito como líbero unicamente devido à obrigatoriedade de haver ao menos um jogador da posição no banco de reservas. Para a terceira semana da Liga das Nações, Bernardinho optou por “cortar” o líbero reserva de Maique – Alexandre Elias, destaque do Cruzeiro – e ir ao Japão apenas com um jogador da função.

Assim, será necessário que atletas de outras posições se revezem para preencher o posto de líbero reserva. O único integrante do elenco que já atuou na posição é Honorato, durante a VNL de 2024. Ele, inclusive, foi inscrito como 13º jogador na Olimpíada de Paris 2024 justamente para ser reserva tanto na ponta quando como líbero. Contudo, o ex-Minas agora se consolidou como titular absoluto e um dos destaques da Seleção atuando como ponteiro e, por isso, não deve ser deslocado de função.

Lucarelli ‘de líbero’ faz parte do planejamento

Já era previsto, portanto, que Lucarelli não jogasse contra a Argentina – até porque, como foi escalado como líbero, só poderia entrar em quadra jogando nessa função.

A escolha por relacioná-lo pela primeira vez dessa forma faz parte do planejamento do retorno gradativo do campeão olímpico, conforme apurado pelo No Ataque.

Nas duas primeiras semanas, ele esteve treinando com o grupo, mas não foi inscrito para nenhum jogo, visto que se recupera de lesão no ombro sofrida devido ao desgaste da temporada pelo JTEKT Stings, do Japão. Agora, recuperado, finalmente foi relacionado, mas apenas para se reambientar ao contexto da quadra e exercer melhor sua função de capitão.

Restam três partidas para o Brasil na Liga das Nações e é provável que, em alguma delas, Lucarelli possa enfim estrear. Inicialmente, ele deve jogar apenas em situações de fundo de quadra, já que as funções de ataque e saque exigem mais do seu ombro. Quando isso acontecer, Bernardinho terá que optar por “sacrificar” outro jogador de posição distinta como líbero reserva.

Os 16 escolhidos por Bernardinho para 3ª semana da VNL

  • Centrais: Flávio, Judson, Thiery e Matheus Pinta
  • Ponteiros: Adriano, Arthur Bento, Honorato, Lukas Bergmann, Lucarelli e Maicon
  • Opostos: Alan, Darlan e Chizoba
  • Levantadores: Cachopa e Brasília
  • Líbero: Maique

Tabela do Brasil na 3ª semana da Liga das Nações *

  • 16 de julho (quarta-feira), à 0h – Brasil 3 x 1 Argentina
  • 18 de julho (sexta-feira), às 7h20 – Brasil x Japão
  • 19 de julho (sábado), às 3h30 – Brasil x Turquia
  • 20 de julho (domingo), às 2h30 – Brasil x Alemanha
  • Horários de Brasília

Compartilhe
google-news-logo