A fase decisiva da Liga das Nações Feminina de Vôlei começa para o Brasil na tarde desta quinta-feira (24/7). A partir das 15h, a Seleção Brasileira de José Roberto Guimarães enfrenta a Alemanha na Atlas Arena, em Lodz, na Polônia. O No Ataque traz, a seguir, onde assistir à partida e mais detalhes.
Na primeira etapa da VNL, disputada no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, a Seleção masculina faturou três vitórias e amargou uma derrota. Na estreia, bateu a República Tcheca por 3 sets a 0. No segundo jogo, repetiu o placar contra os Estados Unidos. No terceiro, venceu a Alemanha no tie-break. No quarto, entretanto, perdeu por 3 sets a 0 para a Itália, atual campeã olímpica.
Na segunda semana, em Istambul, capital da Turquia, o Brasil venceu seus quatro jogos: superou Bélgica e a mandante Turquia por 3 sets a 1 e bateu Canadá e República Dominicana por 3 sets a 0.
Na terceira etapa, em Chiba, no Japão, a Seleção voltou a ter 100% de aproveitamento: bateu Bulgária e Polônia por 3 sets a 1, França por 3 sets a 2 e Japão por 3 sets a 0.
Dessa forma, a Seleção chega às quartas de final após terminar a fase classificatória como vice-líder, com 31 pontos – abaixo apenas da Itália, que somou 33. A Alemanha, por sua vez, foi a sétima, com sete vitórias, cinco derrotas e 23 pontos somados.
Em busca do título inédito
A equipe de José Roberto Guimarães busca o inédito título da Liga das Nações Feminina de Vôlei. A Seleção já “bateu na trave” três vezes – foi medalhista de prata em 2019, 2021 e 2022.
A VNL começou a ser disputada em 2018 para substituir o Grand Prix, jogado de 1993 a 2017, que teve o Brasil como maior campeão, com 12 troféus.
Gabi Guimarães sobre Brasil x Alemanha
Capitã e principal jogadora da Seleção Feminina, a ponteira Gabi Guimarães falou sobre o confronto com a Alemanha: “A expectativa é grande. A primeira partida contra a Alemanha foi muito difícil. A gente teve um tempo para se preparar depois da terceira semana. Muitos estudos. Muita parte técnica e física, principalmente. Sinto que o time está bem preparado e focado”
.“Não será uma partida fácil. A Alemanha cresceu muito durante a co.mpetição com jogadoras experientes. Mas é aquilo que a gente vem falando durante a VNL. O mais importante é o nosso crescimento, a nossa agressividade, principalmente durante toda a partida, impondo nosso saque, bloqueio e defesa funcionando bem, e não errar tanto. Muita confiança e assertividade, principalmente.”
Gabi Guimarães
Brasil x Alemanha pela VNL Feminina: onde assistir
O duelo entre Brasil e Alemanha, pelas quartas de final da VNL Feminina, será transmitido por SporTV 2 (tv fechada) e Volleyball World TV (streaming).
Relacionadas do Brasil para enfrentar Alemanha
- Levantadoras: Macris e Roberta
- Opostas: Jheovana, Kisy, Rosamaria e Tainara
- Ponteiras: Gabi, Helena e Júlia Bergmann
- Centrais: Diana, Júlia Kudiess e Lorena
- Líberos: Laís e Marcelle
Tabela da fase final da VNL Feminina
Quartas de final da VNL
- Itália x Estados Unidos – 23 de julho (quarta-feira), às 11h30, em Lodz, na Polônia
- Polônia x China – 23 de julho (quarta-feira), às 15h, em Lodz, na Polônia
- Japão x Turquia – 24 de julho (quinta-feira), às 11h30, em Lodz, na Polônia
- Brasil x Alemanha – 24 de julho (quinta-feira), às 15h, em Lodz, na Polônia
Semifinal da VNL
- Itália ou Estados Unidos x Polônia ou China – 26 de julho (sábado), às 11h ou 15h, em Lodz, na Polônia
- Japão ou Turquia x Brasil ou Alemanha – 26 de julho (sábado), às 11h ou 15h, em Lodz, na Polônia
Disputa do terceiro lugar da VNL
- Perdedor da semifinal 1 x perdedor da semifinal 2 – 27 de julho (domingo), às 11h, em Lodz, na Polônia
Final da VNL
- Vencedor da semifinal 1 x vencedor – 27 de julho (domingo), às 15h, em Lodz, na Polônia