VÔLEI

Brasil x Polônia na VNL: boas e más notícias para o time de Bernardinho

Histórico de confrontos entre Brasil e Polônia revela boas e más notícias para a Seleção de Bernardinho; semifinal será neste sábado, na China

A semifinal da Liga das Nações de Vôlei (VNL) masculina traz boas e más notícias para o time comandado por Bernardinho. O retrospecto dos confrontos entre a Seleção Brasileira e a Polônia aponta vantagem para os europeus. Porém, o Brasil também levará para a quadra alguns trunfos, principalmente no que se refere ao histórico mais recente.

O No Ataque mostra agora detalhes, números, personagens e resultados que fazem parte do duelo entre Brasil e Polônia no vôlei masculino.

Brasil x Polônia: retrospecto

Brasil e Polônia disputaram, ao longo da história, 28 partidas oficiais por diferentes competições, com os números sendo mais favoráveis aos europeus: são 15 vitórias contra 13 triunfos brasileiros.

No último embate, no entanto (justamente nesta edição da VNL), a Seleção Brasileira levou a melhor: venceu por 3 a 1, em Chicago, nos Estados Unidos, na primeira fase do torneio.

A segunda boa notícia para o time de Bernardinho: quando o jogo é disputado em campo neutro, como será neste sábado (2/8), às 8h (de Brasília), em Ningbo, na China, a superioridade polonesa não se confirma, uma vez que o retrospecto demonstra equilíbrio. Em seis confrontos, a Seleção Brasileira venceu três e a Polônia outros três.

Foram dois jogos pelo Mundial, com dois triunfos para os poloneses; dois pela extinta Liga Mundial, com uma vitória para cada lado; e dois pela VNL, em que o Brasil saiu vencedor em ambos.

Já quando as partidas foram disputadas em solo polonês, o adversário do Brasil se deu bem: ganhou nove das 16 partidas disputadas diante de sua torcida.

Em território brasileiro, por outro lado, a balança se equilibra novamente: três vitórias para cada lado, em seis duelos.

Brasil e Polônia na VNL 2025

No caminho até a semifinal, a Polônia passou com autoridade pelo Japão, vencendo por 3 a 0 (25/23, 26/24 e 25/12) nesta quinta-feira (31/7).

O Brasil, por sua vez, está embalado pelo bom desempenho na primeira fase – foi a seleção de melhor campanha, com 11 vitórias em 12 jogos.

O time comandado por Bernardinho chegou à semifinal ao bater a anfitriã China, nessa quarta-feira (30/7), por 3 a 1.

A Seleção não disputava a semifinal da Liga das Nações masculina desde a temporada 2021, quando conquistou o título pela primeira e única vez. Naquele ano, inclusive, o Brasil bateu a Polônia na final – por 3 a 1, em Rimini, na Itália. A equipe campeã era comandada pelo técnico Renan dal Zotto e contava com jogadores como Bruninho, Wallace, Lucarelli e Douglas.

Nas edições seguintes, o time verde-amarelo parou nas quartas de final.

Os poloneses também têm apenas uma conquista da VNL: foi em 2023, quando superaram os Estados Unidos (3 a 1), na cidade de Gdansk, situada na costa da Polônia.

Desde 2021, no entanto, sempre estiveram no pódio da competição: além do ouro em 2023, foram prata em 2021 e bronze em 2022 e 2024.

Ranking mundial

No ranking mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), a Polônia ocupa o topo, com 382,17 pontos, enquanto o Brasil aparece na terceira posição, com 359,24 pontos.

Itália (2ª) e Eslovênia (6ª) completam o outro lado da chave e disputam a segunda vaga na grande decisão deste domingo (3/8).

Onde assistir: Brasil x Polônia

O duelo entre Brasil e Polônia pela semifinal está marcado para este sábado (2/8), às 8h (horário de Brasília), em Ningbo, na China. O confronto das semifinais da VNL masculina será transmitido por SporTV 2 (tv fechada) e Volleyball World TV (streaming).

Relembre a final entre Brasil e Polônia na VNL de 2021

Compartilhe
Sair da versão mobile