O terceiro dos quatro confrontos das quartas de final do Campeonato Mundial Masculino de Vôlei das Filipinas está definido: Estados Unidos e Bulgária se enfrentarão por uma vaga na semifinal da competição. As seleções superaram, respectivamente, Eslovênia e Portugal nas oitavas de final, em duelos disputados nesta segunda-feira (22/9).
Como os Estados Unidos chegaram às quartas?
Campeão mundial e tricampeão olímpico, os Estados Unidos venceram a Eslovênia de virada por 3 sets a 1 (19/25, 25/22, 25/17 e 25/20), na Mall of Asia Arena, em Pasay, nas Filipinas, que sedia toda a fase final da competição.
Potência do esporte, o time norte-americano passa por reformulação e, mesmo sem grandes nomes como o ponteiro Torey DeFalco e repleto de jovens, conseguiu avançar para as quartas de final. O grande destaque do confronto decisivo foi o oposto Gabriel García Garcia, de 26 anos, nascido em Porto Rico e naturalizado estadunidense. O atacante pontuou 27 vezes, com direito a sete aces – o último deles foi o que colocou a seleção na fase seguinte do torneio.
Os Estados Unidos seguem 100% na competição, com quatro vitórias sem tie-break em quatro jogos – na fase de grupos, liderou a chave B com vitórias por 3 sets a 0 sobre Portugal e Colômbia e por 3 sets a 1 sobre Cuba.
Como a Bulgária chegou às quartas?
Uma das sensações do Campeonato Mundial Masculino de Vôlei, a Bulgária não teve dificuldades para desbancar a “azarã” Portugal. Nesta segunda-feira (22/9), a seleção do leste europeu “atropelou” os ibéricos por 3 sets a 0 (25/19, 25/23 e 25/13) na Mall of Asia Arena, em Pasay City, nas Filipinas, pelas oitavas de final da competição.
O time treinado pelo italiano Gianlorenzo Blengini foi, mais uma vez, comandado pela dupla de irmãos Aleksander e Moni Nikolov. O primeiro, ponteiro de 21 anos, foi o maior pontuador da partida com 19 bolas no chão e retomou a segunda colocação na lista de maiores pontuadores do torneio. O segundo, considerado a principal “joia” entre os levantadores do vôlei mundial, de apenas 19 anos, brilhou na distribuição e ainda fez quatro pontos – dois de ataque e dois aces.
A Bulgária venceu todos os jogos que fez no Mundial. Na fase de grupos, derrotou duas concorrentes importantes – Eslovênia, por 3 sets a 2, e Alemanha e Chile, por 3 sets a 0 – e liderou o Grupo E com oito pontos.
Veja todos os confrontos definidos nas quartas do Mundial
- Itália x Bélgica – quinta-feira (24/9), a partir das 4h30
- Polônia x Turquia – quinta-feira (24/9), a partir das 9h
- Estados Unidos x Bulgária – quinta-feira (24/9), em horário a ser definido
Os últimos jogos restantes das oitavas de final
A fase de oitavas de final do Mundial Masculino de Vôlei será selada nesta terça-feira (23/9) com dois jogos que definirão o último confronto das quartas.
Tunísia e Tchéquia se enfrentam a partir das 4h30 e, mais tarde, às 9h, Sérvia e Irã se encaram. Os vencedores dos duelos se enfrentarão no dia 24/4, em horário a ser definido, pelas quartas de final do Mundial.