Uma das sensações do Campeonato Mundial Masculino de Vôlei, a Bulgária não teve dificuldades para desbancar a “azarã” Portugal. Nesta segunda-feira (22/9), a seleção do leste europeu “atropelou” os ibéricos por 3 sets a 0 (25/19, 25/23 e 25/13) na Mall of Asia Arena, em Pasay City, nas Filipinas, pelas oitavas de final da competição.
O time treinado pelo italiano Gianlorenzo Blengini foi, mais uma vez, comandado pela dupla de irmãos Aleksander e Moni Nikolov. O primeiro, ponteiro de 21 anos, foi o maior pontuador da partida com 19 bolas no chão e retomou a segunda colocação na lista de maiores pontuadores do torneio. O segundo, considerado a principal “joia” entre os levantadores do vôlei mundial, de apenas 19 anos, brilhou na distribuição e ainda fez quatro pontos – dois de ataque e dois aces.
A Bulgária venceu todos os jogos que fez no Mundial. Na fase de grupos, derrotou duas concorrentes importantes – Eslovênia, por 3 sets a 2, e Alemanha e Chile, por 3 sets a 0 – e liderou o Grupo E com oito pontos.
Considerada uma das melhores seleções do mundo no século XX, quando era impactada positivamente pela influência da vizinha União Soviética, hoje extinta, a Bulgária tem uma medalha de prata e quatro de bronze no Mundial. Quatro dessas honrarias foram entre 1949 e 1970, e uma foi em 2006, quando foi bronze ao desbancar o Brasil na disputa pelo terceiro lugar.
Portugal, por sua vez, deixa o torneio com a sensação de dever cumprido. Isso porque a seleção europeia foi uma das grandes zebras da competição ao desbancar a tradicional Cuba e ficar na segunda colocação do Grupo D, que foi liderado pelos Estados Unidos.
Bulgária enfrenta qual seleção nas quartas de final?
O time dos irmãoes Nikolov aguarda o resultado do duelo entre Estados Unidos e Eslovênia, que se inicia às 9h e será disputado também no Mall of Asia Arena, em Pasay City, que sedia toda a fase final do Mundial Masculino de Vôlei.
Caso avance para a semifinal, a Bulgária terá pela frente Sérvia, Irã, Tunísia ou Tchéquia.