Entre 2019, início do atual projeto, e 2025, o Cruzeiro aumentou de forma exponencial o investimento na equipe feminina. O crescimento de 833% elevou o patamar do clube no cenário nacional e o colocou entre os principais candidatos ao título da Série A1 do Campeonato Brasileiro. Em entrevista exclusiva ao No Ataque, a diretora Bárbara Fonseca detalhou os números e a maneira na qual a gestão celeste chegou a eles.
Valores dos investimentos no Cruzeiro
No primeiro ano de Cabulosas, temporada em que Bárbara Fonseca chegou à Toca da Raposa como coordenadora, Wagner Pires de Sá era o presidente do Cruzeiro. Em junho de 2020, Sérgio Santos Rodrigues assumiu a presidência. Depois, em outubro daquele ano, o advogado foi eleito para o triênio 2021-2023, que não chegou a ser completado, pois Ronaldo Fenômeno adquiriu 90% das ações da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do clube em dezembro de 2021. Posteriormente, em abril de 2024, Pedro Lourenço adquiriu as operações.
Na época em que Wagner Pires de Sá era presidente, o Cruzeiro investia quase R$ 2 milhões na equipe feminina. Hoje, de acordo com Bárbara Fonseca, o valor é de R$ 15 milhões e pode ser superado ainda no segundo semestre.
“Em 2019, tivemos R$ 1,8 milhão de orçamento… Em 2020, R$ 2,3 milhões. Em 2021, trabalhamos com pouco aumento, em torno de R$ 3 milhões. Em 2024, a gente estava em R$ 8 milhões… Hoje, fazemos toda a folha, logística, operação, colaboradores com R$ 15 milhões”
Bárbara Fonseca, diretora de futebol feminino do Cruzeiro, ao No Ataque
Pedro Lourenço ‘tirou do bolso’
A dirigente detalhou que as receitas da equipe não cresceram da mesma maneira e que sanar tal desequilíbrio é uma meta de médio a longo prazo. O aumento do investimento, segundo ela, está estritamente relacionado com Pedro Lourenço.
“De um ano para outro, a gente quase dobra, e isso tem a ver com o Pedrinho. Por isso gosto sempre de ressaltar esse olhar carinhoso dele, de confiar que a gente ia fazer um bom trabalho. Foi decisão dele”, explicou.
Em março de 2025, o Cruzeiro anunciou a Mondelēz – para a exposição da marcas Bis e Tridente – como patrocinadora do feminino. Ali, Pedro Lourenço já havia optado por ‘abrir o bolso’ para a modalidade: “A decisão do investimento de R$ 15 milhões foi antes deles. O cenário da receita já estava fechado em janeiro, e a decisão foi do Pedrinho mesmo de tirar do bolso. Ele disse que independentemente do que entraria (receitas) neste ano a gente poderia tocar dessa forma”.
Orçamento do Cruzeiro ‘não está fechado’
Na sequência, Bárbara Fonseca salientou que o orçamento não está fechado porque Pedro Lourenço embarca nas sugestões, o que a tira da zona de conforto. A dirigente também mencionou Pedro Junio, vice-presidente.
“O que é muito desafiador com o Pedrinho, e é legal, é a compra de ideias. São R$ 15 milhões agora, mas no fim do ano pode ser muito mais do que isso… Se ele entender que faz sentido, ele não tem problema de R$ 15 milhões virarem R$ 16 milhões ou R$ 17 milhões. Não existe um orçamento fechado… O segundo semestre vai ser momento de apresentar para o Pedrinho e para o Pedro Júnior boas ideias e falar que vão custar “isso”. E estou tendo só “sim”, “toca”… Se tivesse um orçamento pronto, pensaria só dentro dele… E isso faz todo sentido para aumentar o nível do futebol feminino do Cruzeiro”, seguiu.
Entre as causas de um possível aumento no investimento durante a temporada está a possibilidade de contratação de atleta para o mata-mata do Campeonato Brasileiro, para a Copa do Brasil e para o Campeonato Mineiro.
“Hoje são 15 milhões, pelo que tem planejado, mas pode acontecer um maior investimento se a gente disser que tem necessidade de buscar uma atleta para empréstimo, que vai ser interessante nas fases finais do Brasileiro… Se ele (Pedro Lourenço) comprar a ideia, esse orçamento vai aumentar. Não é engessado”, finalizou.
Sequência do Cruzeiro na temporada
O Cruzeiro exibiu regularidade na primeira fase do Campeonato Brasileiro e avançou ao mata-mata como líder, com 36 pontos, 11 vitórias, três empates e apenas uma derrota. Nas quartas de final, previstas para agosto, as Cabulosas enfrentarão o Bragantino, oitavo colocado, com 20 pontos.
Posteriormente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmará o dia, o horário e os locais dos confrontos. Como apurado pelo No Ataque, a Raposa planeja atuar no Mineirão ou no Independência, ambos em Belo Horizonte.
Ao longo da temporada, o Cruzeiro ainda tem pela frente a Copa do Brasil – entrará na terceira fase, assim como os outros times da elite, e conhecerá o rival por meio de sorteio da CBF – e o Campeonato Mineiro – ainda sem detalhamentos.