Para o Atlético, uma oportunidade de quebrar uma escrita negativa. Para o Cruzeiro, uma chance de “revanche” e de ampliar uma invencibilidade importante. Os arquirrivais mineiros se enfrentam nesse sábado (20/4), a partir das 21h, pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A seguir, o No Ataque informa as prováveis escalações do clássico a ser disputado na Arena MRV, em Belo Horizonte.
No último encontro, no dia 7 de abril, melhor para o Galo. Os comandados de Gabriel Milito venceram a Raposa de virada no Mineirão, por 3 a 1, e se sagraram pentacampeões mineiros.
Para o novo confronto, o Cruzeiro se apoia no bom retrospecto que construiu nos primeiros embates na Arena MRV. O time celeste venceu dois clássicos – um pelo Campeonato Brasileiro de 2023 (1 a 0) e um pelo Campeonato Mineiro de 2024 (2 a 0) – e empatou um – pela final do Estadual de 2024 (2 a 2) – no novo estádio do rival.
Provável escalação do Atlético
O técnico Gabriel Milito conta com retornos importantes no meio-campo do Atlético para o clássico. O volante Rodrigo Battaglia cumpriu suspensão automática no empate do Galo com o Criciúma (1 a 1), na última quarta-feira (17/4), e volta a ficar à disposição do time alvinegro.
A tendência é que Battaglia retorne à equipe na condição de titular. Resta saber se Otávio ou Alan Franco cederão vaga ao argentino no setor.
Além dele, o zagueiro Bruno Fuchs, que vinha sendo bastante acionado por Milito, se recuperou de um edema na coxa direita nesta sexta-feira. Também é o caso do atacante Brahian Palacios, liberado após sofrer lesão na coxa direita. A dupla, no entanto, deverá ficar no banco de reservas no clássico.
Agora, apenas dois jogadores seguem em recuperação no departamento médico do clube. O volante Paulo Vitor trata de uma ruptura dos ligamentos do tornozelo esquerdo, enquanto o lateral-esquerdo Rubens sofreu uma entorse no joelho esquerdo no confronto contra o Criciúma.
No jogo contra o Corinthians, o zagueiro Jemerson sofreu pancada que o tirou do duelo contra o Tigre. Se o defensor reunir condições de jogo, deve retomar o espaço como titular no lugar de Igor Rabello.
Dessa forma, a provável escalação do Atlético conta com: Everson; Saravia, Mauricio Lemos, Jemerson (Igor Rabello) e Guilherme Arana; Otávio, Battaglia (Alan Franco), Zaracho e Gustavo Scarpa; Paulinho e Hulk.
Provável escalação do Cruzeiro
Fernando Seabra será obrigado a mudar o time titular do Cruzeiro na Arena MRV. É certo que o técnico não contará com o volante Lucas Romero, expulso no empate por 1 a 1 com o Fortaleza, na quarta-feira.
Titular absoluto da equipe, o argentino poderá dar lugar a Filipe Machado, que já atuou entre os 11 iniciais em outros clássicos, ou ao recém-contratado José Cifuentes. O equatoriano ainda aguarda por uma oportunidade de jogar uma partida desde o começo com o novo comandante celeste.
Desde que chegou à Toca da Raposa, Cifuentes teve poucos minutos em campo. No Castelão, não saiu do banco de reservas. Seabra iniciou o duelo com o Fortaleza atrás no marcador e só acionou atacantes na segunda etapa.
A defesa também é ponto de dúvida para a partida contra o Atlético. Zé Ivaldo foi titular nos dois compromissos iniciais de Seabra como técnico do Cruzeiro, mas perdeu a vaga para João Marcelo diante Leão do Pici.
Na entrevista após o duelo, Seabra disse que a mudança ocorreu devido às características do atleta, que se encaixariam melhor com o estilo jogo do Fortaleza. Contudo, o treinador não revelou qual dos dois deve atuar ao lado do Neris no fim de semana.
Se Seabra mantiver a formação que vem jogando, a provável escalação do Cruzeiro terá: Anderson; William, Neris, Zé Ivaldo (João Marcelo) e Marlon; Filipe Machado (José Cifuentes), Lucas Silva e Ramiro; Matheus Pereira, Arthur Gomes e Rafa Silva.