Ex-atacante do América, Matheusinho tem se destacado com a camisa do Criciúma, na Série A do Campeonato Brasileiro. O Tigre está na luta para se distanciar do Z4 – ocupa a 16ª posição, com cinco pontos somados. O jogador de 26 anos, contudo, subiu para a vice colocação no ranking de artilheiros da competição.
Em seis jogos pelo Criciúma, Matheusinho marcou três gols – média de 0,5 gols por partida. O artilheiro do Brasileiro é o atacante argentino Pablo Vegetti, do Vasco, com quatro bolas na rede.
Matheusinho marcou o primeiro gol pelo Criciúma diante do Atlético, no empate por 1 a 1, pela segunda rodada. Nas duas últimas rodadas (sexta e sétima), ele também brilhou – marcou na derrota para o Palmeiras por 2 a 1, e no revés para o Cuiabá por 5 a 2.
Matheusinho no América
Revelado pelas categorias de base do América, Matheusinho tem números expressivos pelo clube alviverde – ele foi campeão mineiro em 2016 e da Série B em 2017. No fim de março deste ano, o atleta foi liberado para negociar com o Criciúma. Ele tinha contrato com o Coelho até o fim deste ano.
Depois de longa passagem pelo América, entre 2015 até 2020, ele se transferiu para Beitar Jerusalem, de Israel. A ida para o exterior, contudo, foi apagada. Matheusinho retornou para o Coelho em 2022, mas sofreu com lesões e com dois diagnósticos de covid-19, que impediram que ele tivesse sequência.
Em 2023, apesar de ter começado bem a temporada, as lesões novamente o atrapalharam. Em maio, sofreu edema no joelho direito. Retornou em julho, mas, dois meses depois, sofreu nova contusão, dessa vez no ombro direito. Em novembro, antes de retornar aos gramados, voltou a sentir a lesão no ombro e teve que fazer cirurgia.
Dessa forma, o desempenho do atacante foi diretamente prejudicado. Além disso, a torcida americana já não era a mais paciente com as atuações do jogador. O espaço de Matheusinho no América já estava em xeque. Em 2024, ele fez quatro jogos e marcou um gol pelo alviverde.
Ranking de artilharia da Série A
- Vegetti (Vasco) – 4 gols
- Matheusinho (Criciúma)- 3 gols
- Vargas (Atlético) – 3 gols
- Pedro (Flamengo) – 3 gols
- Danilo Barbosa (Botafogo) – 3 gols
- Everaldo (Bahia) – 3 gols
- Luciano (São Paulo) – 3 gols