FUTEBOL NACIONAL

Clube da Série A pode mudar nome de estádio em homenagem a presidente

Time da Série A terá reunião para discutir mudança de nome de estádio; encontro deve ocorrer na próxima segunda-feira (26/2)

Compartilhe

O Estádio Joaquim Américo Guimarães, mais conhecido como Arena da Baixada, pode ter o nome alterado para homenagear o atual presidente do do Athletico-PR, Mário Celso Petraglia. O Conselho Deliberativo do Furacão convocou uma reunião para discutir o assunto.

O encontro ocorrerá na próxima segunda-feira (26/2), a partir das 18h30, na sede social do clube. Na reunião será debatia a alteração do artigo 99 do estatuto, em que constam os patrimônios sociais do Athletico-PR, tais como nomes de propriedades, hinos e símbolos oficiais.

Mesmo com a aprovação da mudança de nome, a casa do Furacão seguirá sendo chamada de Ligga Arena por causa dos naming rights. O contrato até 2038 prevê o pagamento de R$ 200 milhões (R$ 15 milhões anuais) pela Ligga Telecom.

Troca de nome do estádio do Athletico-PR

O nome da casa do Athletico-PR homenageia um dos fundadores do Internacional Foot-Ball Club, time que se fundiu ao América Foot-Ball Club e deu origem ao Furacão em 1924. Joaquim Américo também foi o idealizador do primeiro estádio do Paraná, no local onde fica a Arena da Baixada.

O estádio poderá assumir o nome de outra figura histórica do Athletico-PR, o atual presidente Mério Celso Petraglia. O dirigente teve cinco mandatos na presidência do clube: o primeiro entre 1995 e 1998; o segundo e o terceiro de 2002 a 2008; o quarto de 2012 a 2015; e o quinto iniciado em 2020. Ele também ocupou o posto de diretor esportivo.

Nas gestões de Petraglia – seja como presidente ou diretor -, o clube conquistou a Série B (1995) e a Série A do Brasileiro (2001), duas Copas Sul-Americanas (2018 e 2021) e uma Copa do Brasil (2019). Foi também durante sua administração que o clube construiu o Centro de Treinamento Alfredo Gottardi, mais conhecido como CT do Caju.

Mário Celso Petraglia foi, ainda, o responsável pela primeira venda de naming rights do futebol brasileiro. Em 2005, a Arena da Baixada passou a se chamar Kyocera Arena.

Convocação do Athletico-PR para reunião extraordinária

O Presidente do Conselho Deliberativo do Club Athletico Paranaense (CAP), com espeque no artigo 54, incisos II, “a” do Estatuto Social, convoca REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA do Conselho Deliberativo, a ser realizada no dia 26 de fevereiro de 2024 (segunda-feira), em formato presencial, no Estádio Joaquim Américo Guimarães (Rua Buenos Aires, 1.160, bairro Água Verde, Curitiba – PR), às 18h30min em primeira convocação e, às 19h00min em segunda convocação, com qualquer número de conselheiros presentes, para deliberação da seguinte Ordem do dia:

a) alteração do artigo 99 do Estatuto Social para mudança da nomenclatura oficial do “Estádio Joaquim Américo Guimarães” para “Estádio Mario Celso Petraglia”; e

b) assuntos gerais.

Curitiba, 19 de fevereiro de 2024.

Aguinaldo Coelho de Farias
Presidente do Conselho Deliberativo

Compartilhe
Sair da versão mobile