MERCADO DA BOLA

Athletico ‘repatria’ ídolo após passagens sem brilho por Cruzeiro e São Paulo

Nikão volta ao Athletico, onde viveu melhor momento da carreira; passagens por Cruzeiro e São Paulo foram apagadas
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

O bom filho a casa torna. O Athletico anunciou nesta sexta-feira (19/4) o retorno do ídolo Nikão. O meia está de volta ao Furacão após passagens por São Paulo e Cruzeiro. Ele ficará emprestado pelo Tricolor Paulista ao clube paranaense até o fim de 2024.

Nikão é um dos maiores nomes da história do Athletico, onde atuou de 2015 a 2021, com 314 jogos, 152 vitórias, 49 gols marcados e 47 assistências (incluindo amistosos).

No Furacão, conquistou o bicampeonato da Sul-Americana (2018 e 2021) e a Copa do Brasil (2019). Ele faturou ainda o Paranaense (2016 e 2020) e a J. League/Conmebol (2019).

O meia é um pedido especial do técnico Cuca, que vê em Nikão um bom nome para fortalecer o setor ofensivo do rubro-negro. De volta para casa, ele tenta retomar a carreira após atuar, sem brilho, nas duas últimas temporadas por São Paulo e Cruzeiro.

Nikão no Cruzeiro

Nikão deixou o Cruzeiro ao fim da temporada de 2023. Ele chegou à Toca da Raposa no início do ano passado, emprestado pelo São Paulo. Foi uma grande aposta da diretoria para o meio-campo, mas viveu altos e baixos.

Ficou afastado dos gramados por mais de dois meses (de 23 de maio a 29 de julho), quando o time ainda era comandado por Pepa. Em entrevista depois do jogo contra o Palmeiras, no Mineirão, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, o meia citou um entrevero com Pepa como a causa de sua passagem apagada pelo clube celeste em 2023.

Nikão disputou 31 partidas pelo Cruzeiro, marcou quatro gols e deu três assistências.

Nikão no São Paulo

O jogador espera ter mais espaço no Athletico, afinal foi pouco utilizado por Thiago Carpini no início da temporada no São Paulo. Pelo Tricolor Paulista em 2024, foram apenas seis jogos, três deles como titular. 

Sem atuar desde fevereiro, Nikão enfrentou uma tendinite bilateral no tendão de Aquiles em março, o que o fez perder alguns jogos da equipe. No entanto, ele vinha fazendo atividades normalmente no centro de treinamento da equipe paulista.

O Athletico está na sétima colocação no Campeonato Brasileiro, com uma vitória (4 a 0 no Cuiabá) e uma derrota (2 a 0 para o Grêmio). Agora, no domingo, o Furacão enfrenta o Internacional, na Ligga Arena, às 16h (de Brasília).

Compartilhe