É dia de clássico! Após a definição do título do Campeonato Mineiro, Atlético e Cruzeiro voltarão a se enfrentar, mas desta vez pelo Campeonato Brasileiro. Os arquirrivais medirão forças neste sábado (20/4), às 21h (de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela terceira rodada da Série A.
Campeão estadual, o Galo chega para o duelo contra o maior rival ainda em busca de sua primeira vitória no torneio nacional. O time alvinegro empatou com o Corinthians (0 a 0), na Neo Química Arena, e com o Criciúma (1 a 1), dentro de casa. Os tropeços o deixaram na 14ª posição, com dois pontos.
Já o Cruzeiro está motivado para tentar levar a melhor na ‘revanche’. A Raposa ainda não perdeu sob o comando de Fernando Seabra no Brasileirão e vem de vitória sobre o Botafogo (3 a 2), no Mineirão, e empate com o Fortaleza (1 a 1), no Castelão. Os bons resultados deixaram a equipe na quinta colocação, com quatro pontos.
O clássico ainda tem um peso maior para o Atlético, que tenta superar o Cruzeiro pela primeira vez em sua nova casa. Desde o ano passado, os rivais já se enfrentaram em três oportunidades, sendo duas vitórias celestes e um empate.
Atlético x Cruzeiro: onde assistir
O quarto clássico de 2024 será transmitido via TV fechada (SporTV), pay-per-view (Premiere) e streaming (Globoplay).
Atlético x Cruzeiro: prováveis escalações
Atlético
O técnico Gabriel Milito conta com retornos importantes no meio-campo do Atlético para o clássico. O volante Rodrigo Battaglia cumpriu suspensão automática no empate do Galo com o Criciúma (1 a 1), na última quarta-feira (17/4), e volta a ficar à disposição do time alvinegro.
A tendência é que Battaglia retorne à equipe na condição de titular. Resta saber se Otávio ou Alan Franco cederão vaga ao argentino no setor.
Além dele, o zagueiro Bruno Fuchs, que vinha sendo bastante acionado por Milito, se recuperou de um edema na coxa direita nesta sexta-feira. Também é o caso do atacante Brahian Palacios, liberado após sofrer lesão na coxa direita. A dupla, no entanto, deverá ficar no banco de reservas no clássico.
Agora, apenas dois jogadores seguem em recuperação no departamento médico do clube. O volante Paulo Vitor trata de uma ruptura dos ligamentos do tornozelo esquerdo, enquanto o lateral-esquerdo Rubens sofreu uma entorse no joelho esquerdo no confronto contra o Criciúma.
No jogo contra o Corinthians, o zagueiro Jemerson sofreu pancada que o tirou do duelo contra o Tigre. Se o defensor reunir condições de jogo, deve retomar o espaço como titular no lugar de Igor Rabello.
- Provável escalação do Atlético: Everson; Saravia, Mauricio Lemos, Jemerson (Igor Rabello) e Guilherme Arana; Otávio, Battaglia (Alan Franco), Zaracho e Gustavo Scarpa; Paulinho e Hulk
- Desfalques do Atlético: Paulo Vitor (ruptura dos ligamentos do tornozelo esquerdo) e Rubens (entorse no joelho esquerdo)
Cruzeiro
Fernando Seabra será obrigado a mudar o time titular do Cruzeiro na Arena MRV. É certo que o técnico não contará com o volante Lucas Romero, expulso no empate por 1 a 1 com o Fortaleza, no Castelão, na quarta-feira (17/4), pela segunda rodada da Série A.
Titular absoluto da equipe, o argentino poderá dar lugar a Filipe Machado, que já atuou entre os 11 iniciais em outros clássicos, ou ao recém-contratado José Cifuentes. O equatoriano ainda aguarda por uma oportunidade de jogar uma partida desde o começo com o novo comandante celeste.
A defesa também é ponto de dúvida para a partida contra o Atlético. Zé Ivaldo foi titular nos dois compromissos iniciais de Seabra como técnico do Cruzeiro, mas perdeu a vaga para João Marcelo diante do Leão do Pici.
Na entrevista após o duelo, Seabra disse que a mudança ocorreu devido às características do atleta, que se encaixariam melhor com o estilo de jogo do Fortaleza. Contudo, o treinador não revelou qual dos dois deve atuar ao lado do Neris no fim de semana.
Anunciado como reforço do Cruzeiro, o goleiro Gabriel Grando foi registrado no BID e tem condições de jogo. Contudo, não foi relacionado por Seabra. Ele foi envolvido na troca com Rafael Cabral, que foi emprestado ao Grêmio até dezembro deste ano.
- Provável escalação do Cruzeiro: Anderson; William, Neris, Zé Ivaldo (João Marcelo) e Marlon; Filipe Machado (José Cifuentes), Lucas Silva e Ramiro; Matheus Pereira, Arthur Gomes e Rafa Silva
- Desfalques do Cruzeiro: Juan Dinenno (lesão na coxa esquerda e fratura dos ossos do nariz) e Rafael Bilu (transição física após cirurgia no tendão de Aquiles esquerdo)
Atlético x Cruzeiro: personagens
“É um clássico de suma importância, em que pedimos o apoio do torcedor para que a gente venha e consiga fazer o resultado que tivemos contra o Cruzeiro. Foi uma grande vitória, e agora esperamos repetir isso na nossa casa”
– Everson, goleiro do Atlético.
“Viemos de uma grande vitória sobre o Botafogo e tivemos um ótimo segundo tempo (contra o Fortaleza). Estamos com confiança para o clássico (contra o Atlético). É um jogo difícil, mas vamos em busca da vitória novamente”
-Mateus Vital, meia do Cruzeiro.
Atlético x Cruzeiro: arbitragem
- Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa/SC)
- Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Alex dos Santos (SC)
- VAR: Wagner Reway (Fifa/ES)