O Atlético anunciou nesta sexta-feira (28/2) a contratação do zagueiro chileno Iván Román, que estava no Palestino-CHI. O defensor de 18 anos é tido como uma das principais promessas do país onde nasceu.
O zagueiro chegou a Belo Horizonte na manhã dessa quarta-feira (26/2). Ele realizou exames médicos e assinou contrato com o Galo até dezembro de 2029.
“Estou muito contente. A camisa é muito bonita, caiu muito bem em mim. Sei que é um clube muito grande e já quero começar a treinar com meus companheiros”, disse Iván Román, à Galo TV.
“É a minha primeira mudança de clube, sair do meu país, sair da minha casa. Mas é o que eu sempre quis, melhor ainda sendo para o Galo. Eu me preparei muito para isso, desde muito pequeno eu sabia que ia sair de casa e me mudar a outro país”, continuou.
“Foram muitas responsabilidades, mas estava preparado. Tenho uma equipe de trabalho muito grande, que me preparou desde pequeno. Quando tive oportunidades, me saí bem no futebol profissional. Agora, veio a oportunidade de vir ao Galo, e foi um sonho que se tornou realidade”, completou Román.
O anúncio da contratação de Román ocorre no último dia desta janela de transferências, que fecha às 23h59 desta sexta.
Depois, o Galo poderá voltar ao mercado entre 10 de março e 11 de abril. Esse é o tempo determinado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a movimentação de jogadores que disputaram campeonatos estaduais.
O também zagueiro Vitor Hugo, do Bahia, é um dos alvos do clube alvinegro e pode chegar à Cidade do Galo justamente na próxima janela.
Promessa do Chile
O jovem integrava o elenco profissional do Palestino desde 2023. Foram 42 jogos do zagueiro pelos “Árabes”, como são conhecidos no Chile, com três gols e duas assistências.
No ano passado, Iván Román acumulou experiências internacionais como titular. A equipe chilena caiu na fase de grupos da Copa Libertadores para, posteriormente, ser eliminada pelo Independiente Medellín-COL nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.
No Chile, o zagueiro de 18 anos é visto como um jogador de “muito boa técnica”, como disse uma fonte à reportagem do No Ataque. O contrapeso fica pela questão física, já que, para muitos, o atleta ainda precisa evoluir neste aspecto.
Destaque no Sul-Americano Sub-20
O novo defensor do Galo participou de oito dos nove jogos disputados pela Seleção Chilena no Sul-Americano Sub-20, que ocorreu entre janeiro e fevereiro deste ano. Román foi poupado somente no último duelo da primeira fase, quando La Roja já havia garantido a classificação ao hexagonal final.
O zagueiro recebeu três cartões amarelos em todo o torneio, sendo que dois foram na partida final contra o Brasil, na qual ele foi expulso e a Canarinho venceu por 3 a 0. Além disso, ele contribuiu com um gol – no empate por 1 a 1 com o Uruguai pelo hexagonal.
De acordo com os números da plataforma Sofascore, Iván Román teve nota média de 7,10 no Sul-Americano. Ele apresentou ainda médias de 2,1 desarmes por partida; 3,6 bolas recuperadas; 1 drible sofrido e 5,8 cortes.
Considerando somente os zagueiros, ele teve a terceira melhor nota da competição. Acima dele aparecem somente o brasileiro Iago Silva (7,16) e o uruguaio Juan Rodriguez (7,39).
Iván Román no Atlético
Iván Román é o oitavo reforço do Atlético nesta janela de transferências. Antes dele, o clube anunciou as chegadas: do lateral-direito Natanael, do lateral-esquerdo Caio Paulista, do volante Patrick Silva, do meio-campista Gabriel Menino e dos atacantes Júnior Santos, Cuello e Rony.
A princípio, Román terá quatro concorrentes no profissional do Galo. Ele terá de se destacar nos treinos disputando espaço com Lyanco, Junior Alonso, Igor Rabello e Rômulo.