Por Leonardo Augusto
Dois passageiros feridos no acidente de ônibus com torcedores do Corinthians, ocorrido na madrugada desse domingo (20/8), receberam alta hospitalar nesta quarta-feira (23/8) em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Eles são um homem de 61 anos e uma mulher de 21.
Sete pessoas morreram no acidente, ocorrido em trecho da BR-381. O grupo voltava para o interior de São Paulo após partida entre Cruzeiro e Corinthians, nesse sábado (19/8), no Mineirão.
Outras três pessoas continuam internadas no Hospital Regional de Betim. Além delas, um torcedor foi internado no dia do acidente no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, e outro foi transferido pela família para um hospital particular, mas não há informações sobre elas.
Entre os que estão internados no Hospital Regional, o quadro mais grave é o do motorista do ônibus, de 39, que segue em estado delicado mas, conforme a prefeitura, responde bem aos tratamentos. O motorista segue no CTI (Centro de Terapia Intensiva), assim como um torcedor de 29 anos, que tem quadro estável.
Outro torcedor, de 56 anos, também tem quadro estável e está em observação na unidade de clínica cirúrgica.
O acidente
O acidente aconteceu em um trecho de descida da rodovia no município de Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte, por volta das 2h50. A Polícia Civil investiga as causas do acidente. Há a suspeita de que o ônibus, que estava irregular, tenha perdido o freio.
O tacógrafo do veículo estava vencido. Segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), ele não tinha registro no órgão nem autorização para realizar o transporte interestadual de passageiros.
O trecho em descida tem aproximadamente oito quilômetros. Começa na altura do quilômetro 521 da Fernão Dias e vai até o quilômetro 529, segundo informações da Arteris, a concessionária da rodovia. O acidente ocorreu no quilômetro 525,5. Em um ano, esse trecho registrou 67 batidas.
Segundo a concessionária, o trecho alterna inclinações leves com outras acentuadas. A empresa afirma que esse ponto da rodovia, entre a quilometragem sob sua responsabilidade, é um dos que mais recebe investimentos em segurança.
Já foram implantados no trecho reforço de sinalização com semipórtico de alerta luminoso, placas indicando curva acentuada, placas de contagem regressiva antes de curva e ranhuras no acostamento para alerta a motoristas em caso de sonolência.