MERCADO DA BOLA

Rafael Cabral no Grêmio: ‘Cruzeiro propôs a troca’, diz Renato Gaúcho

Cruzeiro e Grêmio formalizaram troca de Cabral por Gabriel Grando na sexta-feira (19/4), data de fechamento da janela de transferências
Foto do autor
Compartilhe

O técnico Renato Gaúcho afirmou que a contratação de Rafael Cabral pelo Grêmio partiu de uma proposta do Cruzeiro, que tinha interesse em Gabriel Grando. Os clubes formalizaram o negócio na sexta-feira (19/4), data de fechamento da janela de transferências para clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

Renato respondeu sobre a chegada de Cabral na entrevista coletiva depois da vitória do Tricolor Gaúcho diante do Cuiabá, por 1 a 0, neste sábado (20/4), na Arena do Grêmio.

Assista à resposta de Renato Gaúcho

“Nós perdemos um goleiro, era necessário chegar outro. Tivemos a oportunidade de trazer o Rafael, que estava saindo do Cruzeiro”, disse o treinador gremista.

“O Cruzeiro que propôs essa troca (..). Ele não chega como titular, e sim como mais um jogador do grupo. Temos o Caíque, o Marchesín e agora ele. São bons goleiros. Eles que briguem por posição”.

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio

O acordo entre os clubes prevê empréstimo dos goleiros até dezembro de 2024. Rafael Cabral disputou 121 jogos pelo Cruzeiro, ao passo que Gabriel Grando entrou em campo 88 vezes no Grêmio.

Por que Rafael Cabral saiu do Cruzeiro?

Rafael Cabral vinha recebendo muitas críticas em razão de suas últimas atuações na Raposa. Abalado com o mau desempenho, o veterano de 33 anos conversou com a diretoria e decidiu não seguir na Toca no restante da temporada 2024.

Na final do Campeonato Mineiro, contra o Atlético, o camisa 1 falhou no primeiro jogo, que terminou empatado por 2 a 2, ao não segurar o chute sem tanta força do zagueiro Bruno Fuchs.

No confronto de volta, Cabral recebeu críticas no lance do primeiro gol atleticano. Na opinião de parte da torcida, o goleiro poderia ter defendido a bola cabeceada por Saravia. O alvinegro ganhou de virada por 3 a 1 e conquistou o título estadual.

Rafael também lidou com protestos no duelo com o Alianza, da Colômbia, na fase de grupos da Copa Sul-Americana. O Cruzeiro abriu 3 a 0 no primeiro tempo, mas cedeu o 3 a 3 na etapa final. O arqueiro celeste levou um “frango” no segundo gol colombiano.

Novo titular do Cruzeiro

O titular nas três primeiras partidas do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro foi Anderson. A equipe ganhou do Botafogo na estreia (3 a 2), empatou com o Fortaleza na segunda rodada (1 a 1) e perdeu para o Atlético no clássico (3 a 0).

Prejudicado pela falta de ritmo, Anderson oscilou neste início de Série A. Ele fez boas defesas contra o Fortalea, mas cometeu falhas diante do Atlético, especialmente no lance do terceiro gol, do lateral-esquerdo Guilherme Arana.

O técnico Fernando Seabra ressaltou a confiança em Anderson e deu a entender que manterá o goleiro nos próximos compromissos. O Cruzeiro enfrenta o Unión La Calera, às 19h desta terça-feira (23), no Chile, pela Copa Sul-Americana. Depois, encara o Vitória pela quarta rodada do Brasileiro, às 16h de domingo (28), no Mineirão.

“A princípio, o Anderson vem jogando e ganhando ritmo. E o ritmo de jogo para o goleiro demora mais do que para o jogador de linha. O jogador joga dois jogos e tem um volume de deslocamento e uma quantidade de ações que já o coloca em ritmo de jogo. Para o goleiro, isso é muito mais difícil, demora muito mais tempo”.

Fernando Seabra, técnico do Cruzeiro

“Então, a gente está muito feliz com a chegada do Grando, é um jogador de alto nível, ainda jovem e de grande potencial. E isso é uma resposta que eu vou ter que avaliar no dia a dia, no andamento da dinâmica de trabalho, junto com a comissão técnica. Ainda é muito cedo pra definir”, concluiu Seabra.

Compartilhe