Questionado sobre a baixa minutagem para os jogadores recém-contratados, Fernando Seabra explicou qual é sua metodologia para definir escalações. O técnico falou sobre a gestão de elenco do elenco do Cruzeiro nesse sábado (20/4), após a derrota por 3 a 0 para o Atlético, na Arena MRV.
Dos jogadores que reforçaram a Raposa em 2024, apenas o volante Lucas Romero e o centroavante Juan Dinenno são titulares na atual formação de Seabra. Na ausência do camisa 9, que está lesionado, Rafa Silva ocupa a vaga no ataque. O zagueiro Zé Ivaldo também era figura constante entre os 11 iniciais, mas perdeu espaço para João Marcelo nos últimos dois jogos.
Fernando Seabra, técnico do Cruzeiro
“O time (que jogou o clássico) é o time do último (contra o Fortaleza), mas sem o Romero que está suspenso. Quando eu estou trabalhando no dia a dia, não estou pensando em quem estava na última temporada e quem chegou agora. A minha lógica foi dar continuidade (para quem estava jogando), no sentido de que estão ganhando repertório. E a gente tem que saber também o momento de refrescar”
Leia: Anderson ou Gabriel Grando? Seabra responde sobre goleiros no Cruzeiro
Seabra diz que ‘mudanças começar a acontecer no Cruzeiro’
Treinador interino do Cruzeiro na reta final do último Brasileirão, Seabra assumiu o cargo em definitivo no início de abril, após a final do Campeonato Mineiro desta temporada. Antes, o técnico do Cruzeiro era o argentino Nicolás Larcamón, responsável por pedir alguns dos atletas contratados ao longo dos últimos meses.
“Como em toda temporada longa em que se acumulam competições e viagens, as mudanças elas vão começar a acontecer naturalmente, em função de desempenho. Jogadores que estão tendo mais oportunidades de treinar e se mostram mais preparados. Jogadores que estão jogando e tem uma oscilação, em algum momento precisam ter a oportunidade de treinar para se preparar de novo”, afirmou Seabra.
“A gente tem que entender o desafio é coletivo, sempre a cada ciclo de jogo. Mas é um compromisso individual melhorar todos os jogadores, porque o que vai sustentar o coletivo ao longo do ano é os jogadores estarem sempre retomando melhorando e retomando seu caminho. Hoje a gente deu uma oscilada para baixo, e agora precisamos dar uma resposta”, complementou.
O Cruzeiro ainda disputa a Série A e a Copa Sul-Americana. Na terça-feira, o time volta a campo pela terceira rodada do Grypo B dp torneio continental. A Raposa enfrenta o Unión La Calera a partir das 19h, no Estádio Municipal de Concepción, no Chile, pela terceira rodada do Grupo B.
Status dos jogadores contratados do Cruzeiro para 2024
- Léo Aragão, goleiro: foi contratado para ser a terceira opção da posição e permanece dessa forma
- Gabriel Grando, goleiro: chegou ao clube na véspera do clássico e não foi relacionado
- Zé Ivaldo, zagueiro: começou o ano como titular absoluto e agora é reserva imediato da dupla Neris e João Marcelo
- Lucas Villalba, zagueiro: é a quarta opção na defesa e não atua desde 4 de abril, quando integrou o time misto que empatou por 0 a 0 com a Universidad Católica, na Sul-Americana
- José Cifuentes, volante: quinta opção no meio-campo, só ganhou oportunidade como titular no confronto com a Universidad Católica. Nos últimos jogos, não saiu do banco de reservas
- Álvaro Barreal, atacante: entra sempre no segundo tempo, mas só foi titular diante da Universidad Católica
- Gabriel Veron, atacante: depois que se recuperou de lesão no pé direito, entrou em campo no segundo tempo dos quatro jogos da Raposa sob o comando de Fernando Seabra
- Juan Dinenno, centroavante: titular da equipe, está fora de combate atualmente porque sofreu lesão muscular na coxa esquerda e fraturou os ossos do nariz
- Rafa Silva, centroavante: titular fixo do ataque enquanto Dinenno se recupera das duas lesões