CRUZEIRO

Anderson ou Gabriel Grando? Seabra responde sobre goleiros no Cruzeiro

Cruzeiro contratou Gabriel Grando após ceder Rafael Cabral ao Grêmio; Anderson disputou as três primeiras rodadas da Série A
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro passa por incertezas em relação à posição de goleiro. Titular desde 2022, Rafael Cabral amargou falhas em momentos importantes e acertou a transferência por empréstimo para o Grêmio. Em troca, a Raposa buscou Gabriel Grando, um dos reservas do clube gaúcho. Nessa transição, quem ganhou oportunidade foi Anderson, titular nas três primeiras partidas na Série A.

Em entrevista coletiva neste sábado (20/4), o técnico Fernando Seabra deu a entender que Anderson será mantido na equipe celeste, apesar de ter demonstrado insegurança no clássico com o Atlético, na Arena MRV, pela terceira rodada do Brasileirão. A Raposa perdeu para o alvinegro por 3 a 0 – gols de Zaracho, Paulinho e Guilherme Arana.

“A princípio, o Anderson vem jogando e ganhando ritmo. E o ritmo de jogo para o goleiro demora mais do que para o jogador de linha. O jogador joga dois jogos e tem um volume de deslocamento e uma quantidade de ações que já o coloca em ritmo de jogo. Para o goleiro, isso é muito mais difícil, demora muito mais tempo.

Fernando Seabra, técnico do Cruzeiro

“Então, a gente está muito feliz com a chegada do Grando, é um jogador de alto nível, ainda jovem e de grande potencial. E isso é uma resposta que eu vou ter que avaliar no dia a dia, no andamento da dinâmica de trabalho, junto com a comissão técnica. Ainda é muito cedo pra definir”, destacou o treinador.

Anderson cometeu falha no terceiro gol atleticano ao espalmar para o fundo da rede a bola chutada por Arana. Nos dois primeiros, não tinha muito o que fazer – no 1 a 0, Zaracho se infiltrou sem marcação quase na pequena área e virou uma espécie de meia-bicicleta; no 2 a 0, Paulinho alterou a trajetória da bola no forte arremate de Hulk.

No intervalo, Seabra procurou dar forças ao goleiro. “É importante não negligenciar erros e atacar essas situações, mas precisamos, dentro do equilíbrio, entender o contexto do goleiro que está há muito tempo sem jogo. A conversa minha com ele no vestiário foi muito simples. Bati no peito e falei: ‘não muda nada, vamos para cima’. Ele falou, vamos para cima. E é assim que tem que ser”.

Outros jogos de Anderson

Anderson também esteve em campo pelo Cruzeiro na vitória por 3 a 2 sobre o Botafogo, no Mineirão; e no empate por 1 a 1 com o Fortaleza, no Castelão.

Contra o Botafogo, o goleiro equivocadaemte para o “abafa”, mas contou com a sorte ao ver os atacantes adversários errarem na conclusão. Ele ainda fez boa defesa em finalização de Júnior Santos, na ocaisão em que o placar mostrava 1 a 1.

O arqueiro cruzeirense melhorou seu desempenho diante do Fortaleza, especialmente no segundo tempo, quando saltou no ângulo esquerdo para rebater à linha de fundo a falta cobrada por Moisés.

Carreiras de Anderson e Gabriel Grando

Apesar de ter disputado apenas quatro jogos pelo Cruzeiro, Anderson tem certa experiência profissional. Aos 26 anos, ele vestiu as camisas de Santa Cruz (36 jogos), Náutico (27 jogos) e Athletico-PR, totalizando 94 partidas.

O número de aparições de Anderson é um pouco maior que o de Gabriel Grando. A diferença é que o atleta recém-chegado à Toca da Raposa 2 realizou os 88 jogos a serviço do Grêmio, pelo qual estreou como profissional aos 21 anos, em 2021.

Próximos jogos do Cruzeiro

O Cruzeiro volta a campo na terça-feira (23/4), às 19h, contra o Unión La Calera, do Chile. As equipes se enfrentam Estádio Municipal de Concepción pela terceira rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana. Nos dois confrontos anteriores, o time azul empatou com a Universidad Católica, do Equador (0 a 0), e o Alianza, da Colômbia (3 a 3).

Na Série A, a Raposa mede forças com o Vitória, no próximo domingo (28/4), às 16h, no Mineirão.

Compartilhe