Um novo confronto entre Cruzeiro e Rogério Ceni ocorrerá nesta quinta-feira (17/4). O ex-goleiro é técnico do Bahia, adversário da Raposa na quarta rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes se enfrentarão a partir das 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Ceni comandou o Cruzeiro por um curto período de tempo em 2019. Ele foi contratado pelo clube em 11 de agosto, e demitido em 26 de setembro daquele ano. O treinador deixou o cargo com duas vitórias, dois empates e quatro derrotas em oito jogos.
Momento de Ceni no Bahia
A diretoria do Bahia contratou Ceni em setembro de 2023. Na primeira temporada, o técnico oscilou de desempenho, brigou contra o rebaixamento, mas conseguiu salvar o Esquadrão de Aço da queda na última rodada do Brasileirão. Esse ‘susto’ na torcida gerou críticas, que se intensificaram em 2024 com as derrotas na final do no Campeonato Baiano e na semifinal da Copa do Nordeste.
Apesar desses questionamentos, o Grupo City optou por manter Ceni no cargo, e aumentou o nível de investimentos no time. O Bahia também teve altos e baixos na última edição da Série A, mas conseguiu garantir a classificação para a Copa Libertadores. Em 2025, a equipe passou das primeiras etapas e conseguiu vaga na fase de grupos do torneio, além de ter vencido o Baiano.
“Conhecemos muito bem o trabalho do Rogério Ceni, posso dizer que é excelente. Excelente pelo que a gente vê aqui, mas também em comparação com os outros técnicos do grupo. Nós temos 13 clubes de futebol no mundo. Alguns deles com técnicos extraordinários, como o Pep Guardiola. E eu posso dizer que o nível de sofisticação e de trabalho do Rogério é do mesmo nível do Pep Guardiola”, disse Ferran Soriano, CEO do Grupo City, em entrevista ao ge, em novembro de 2024.
Passagem de Ceni pelo Cruzeiro
Nesse período com Ceni, a Raposa viveu as maiores turbulências de sua história. Sete das oito partidas mencionadas ocorreram no Brasileirão. Em 2019, o Cruzeiro ficou em 17º lugar na tabela, com 36 pontos, e foi rebaixado à Série B.
A equipe foi treinada por Mano Menezes, Ceni, Abel Braga e Adilson Batista nessa temporada. A queda inédita ficou marcada por polêmicas com jogadores, treinadores e dirigentes e o estouro de um grave escândalo de corrupção.
Acusações de Thiago Neves
Apesar da curta passagem, Ceni também foi alvo de polêmica. O técnico sofreu críticas de jogadores que compunham o elenco celeste, como o ex-zagueiro Dedé, o ex-lateral-direito Edilson e o ex-meia Thiago Neves.
Um dos estopins para o desentendimento foi a derrota por 3 a 0 para o Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela volta da semifinal da Copa do Brasil.
Nessa partida, Ceni optou por colocar Edilson no banco e escalar o volante Jadson na lateral direita, e mudou o posicionamento de outros titulares. Essa decisão incomodou os atletas, que posteriormente o criticaram publicamente.
“Eu dei uma entrevista dizendo que não devia mexer tanto. Esse foi o erro, de falar na entrevista. No outro dia, falei com o Rogério: ‘Eu errei de falar ali, mas não leve para o lado pessoal, até porque você não tem culpa de nada’. Mas ele levou para o lado pessoal. Comigo foi só esse problema, nunca mais tive problema com ele. Mas parei de falar com ele. Ele não falava comigo, eu não falava com ele. Quando ele chegava, eu saía, até para evitar”, disse Neves ao canal Pilhado, em abril de 2021
“Pedimos para que o Rogério viesse para o Cruzeiro, mas a chegada dele não foi boa. Ele chegou muito, como vou te falar, dando porrada em todo mundo. Na primeira reunião, ele chamou nove jogadores dos principais e aí começou a falar do time. Perguntou a idade a Fábio, Edilson, Dedé, Léo, Egídio… daí ele foi falando: ‘Olha, isso aqui já deu 200 anos, 300 anos, não vou conseguir jogar com todo mundo. Falou que nosso time era muito velho para o jeito que ele queria jogar, sendo que tínhamos acabado de ser bicampeões do Mineiro e da Copa do Brasil. Calma aí também, né?! Chega devagar, vai respeitando, porque só tinha campeão no time.”
Ceni diz por que acha que foi demitido pela Raposa
“No Cruzeiro, me mandaram embora porque eu queria usar a base. Eu não ligo para idade, eu ligo para o que o jogador produz. Eu sou um cara que usa bastante jogadores jovens, mas essa escolha está mais atrelada à qualidade e à competência dos jogadores”
Rogério Ceni, em março de 2020
Confrontos entre Ceni e o Cruzeiro
O Cruzeiro enfrentou Ceni quatro vezes depois da polêmica demissão. A Raposa teve retrospecto de um triunfo, dois empates e uma derrota nesses jogos.
- Cruzeiro 1 x 1 Fortaleza, em outubro de 2019, no Mineirão (Brasileirão)
- Cruzeiro 3 x 0 Bahia, em outubro de 2023, no Mineirão (Brasileirão)
- Bahia 4 x 1 Cruzeiro, em junho de 2024, na Fonte Nova, em Salvador (Brasileirão)
- Cruzeiro 1 x 1 Bahia, em outubro de 2024, no Mineirão (Brasileirão)
Antes de ser contratado, em 2019, Ceni havia enfrentado o Cruzeiro em quatro oportunidades, com duas vitórias e duas derrotas.
- São Paulo 0 x 2 Cruzeiro, em abril de 2017, no Morumbis, em São Paulo (Copa do Brasil)
- Cruzeiro 1 x 2 São Paulo, em abril de 2017, no Mineirão (Copa do Brasil)
- Cruzeiro 1 x 0 São Paulo, em maio de 2017, no Mineirão (Brasileirão)
- Fortaleza 2 x 1 Cruzeiro, em junho de 2019, no Castelão, em Fortaleza (Brasileirão)