O América amarga um início de temporada com a falta de protagonismo dos atacantes. Sem um homem de referência, a equipe depende também dos meio-campistas para marcar gols. Os jogadores ofensivos têm enfrentado seca principalmente fora de casa – ainda não balançaram as redes em quatro jogos disputados como visitantes.
O América até tentou contratar um centroavante. A diretoria alviverde foi atrás de Nicolas, do Paysandu, mas se frustrou na negociação. O aproveitamento ruim dos atacantes se reflete na artilharia do Coelho. O dono do posto ainda é Jonathas (com quatro gols), que anunciou aposentadoria em março, no fim do Campeonato Mineiro.
Depois de Jonathas, dividem o segundo lugar na lista o atacante Fabinho, o lateral-esquerdo Marlon e os meio-campistas Elizari e Cauan Barros têm três gols cada.
América não tem ‘substituto’
Atualmente, o América tem apenas Renato Marques como centroavante de origem no elenco. No entanto, ele não vem sendo utilizado pelo técnico William Batista, que tem preferido jogar sem um atacante fixo – ou que faça o papel de referência principal no ataque. O jogador tem saído apenas do banco de reservas, já no segundo tempo.
O comandante tem optado por escalar o trio Fabinho, Figueiredo e Willian Bigode. Os dois primeiros atuando como pontas, enquanto Bigode fica mais centralizado, com mais liberdade. O experiente jogador tem tido atuações apagadas. O primeiro gol foi diante do Paysandu, de falta, pela sétima rodada da Série B.
Na ausência de algum desses, William Batista tem utilizado Stênio, que ainda não balançou a rede com a camisa preta e verde. No elenco, a outra alternativa seria o jovem Adyson, mas que acabou integrado ao Sub-20 por causa de conflitos contratuais.
América vai contratar um atacante?
Em entrevista ao No Ataque, no fim de abril, o diretor de futebol Fred Cascardo reconheceu que a posição de centroavante era uma carência no elenco. Ele não descartou a possibilidade de ir ao mercado, mas deixou clara a limitação financeira do América, que não fará grandes investimentos para trazer um nome de peso.
“Tem que estar atento ao mercado. O centroavante uma posição de atenção, está mais em alerta. Vamos estudar novamente, ter reuniões para entender caso a caso. A janela internacional abre em julho novamente. Então, é uma possibilidade de um mercado estrangeiro”, comentou o dirigente.
Raio X de gols do América
No total nesta temporada, são 24 gols marcados pelo América – sendo um contra, no jogo com o Uberlândia, pela primeira rodada do Mineiro.
Dessa lista, aparecem cinco atacantes (Jonathas, Fabinho, Figueiredo, Willian Bigode e David Lopes), quatro meio-campistas (Elizari, Cauan Barros, Miqueis e Miguelito), um lateral-esquerdo (Marlon) e um zagueiro (Júlio).
- América – 24 gols (um gol foi contra)
- Jonathas – 4 gols
- Elizari – 3 gols
- Cauan Barros – 3 gols
- Fabinho – 3 gols
- Marlon – 3 gols
- Figueiredo – 2 gols
- Miqueias – 1 gol
- Júlio – 1 gol
- Miguelito – 1 gol
- Willian Bigode – 1 gol
- David Lopes – 1 gol