MERCADO DA BOLA

Presidente do América e empresário se atacam após Cruzeiro negociar com Martínez

Troca de farpas teve início ao Alencar da Silveira Júnior postar indireta para o agente Ângelo Pimentel nas redes sociais
Foto do autor
Compartilhe

Vetado pelo departamento médico do América na estreia do time pelo Campeonato Mineiro, o meio-campista Emmanuel Martínez virou o protagonista de uma troca de farpas entre o presidente do clube e um empresário. O jogador argentino, envolvido em uma negociação frustrada com o Cruzeiro no início deste ano, ficou fora da goleada sobre o Pouso Alegre, por 6 a 0, no Independência. Segundo o clube, ele foi cortado da partida nessa quinta-feira (25/1) por causa de uma indisposição com dores no corpo.

Diante dessa situação, o presidente da associação do América, Alencar da Silveira Júnior, publicou nas redes sociais, depois do jogo, um texto com uma indireta destinada ao agente Ângelo Pimentel, que foi dirigente do Coelho na década de 1990 e no início dos anos 2000. Hoje, o ex-diretor de futebol é empresário. Ele intermediou, inclusive, a contratação de Martínez em 2022, junto ao Barcelona de Guayaquil, do Equador, e também as recentes tratativas com o Cruzeiro.

Pouco depois da publicação contra Pimentel, Alencar apagou o texto. Contudo, uma página de torcedores do América conseguiu o print e divulgou na rede social X (antigo Twitter). “Parabéns a todos os jogadores que foram escolhidos e estão fazendo a sua parte. Vocês mostraram sempre que se preocupam com o América. […] E você que até hoje só sugou do América e tenta atrapalhar mais uma vez pode ter certeza (Pimentel nos olhos dos outros é refresco) a sua presença é longe do América”, reclamou Alencar.

“Quando estava mamando gostava. Hoje, vê a possibilidade de mamar mais, só quer atrapalhar, e não ache que vai atrapalhar o América. Vai acabar com seu jogador, seu vagamundo [SIC] e caloteiro. Enquanto eu estiver no América você não passa nem na porta, vagabundo. O melhor que tem que fazer é pagar o que deve, picareta”, cotninuou o presidente.

Alencar x Pimentel

Na manhã desta sexta-feira (26/1), a reportagem de No Ataque conversou com Alencar da Silveira Júnior e Ângelo Pimentel. Na entrevista, o presidente da associação do América disparou contra o empresário. O dirigente não citou o nome de Martínez. Porém, disse que o agente estaria persuadindo jogadores da equipe profissional e da base do Coelho.

“É uma pessoa que não é bem-vinda no América. Já deu problema no passado do América. Quando ontem [quinta-feira] foram colocar pra mim que está assediando jogador, que está assediando jogador da base, eu já tinha proibido antes a entrada dele em jogos do América. Ele está proíbido de entrar no CT do América”, afirmou Alencar.

Ângelo Pimentel, por sua vez, se mostrou surpreso com a situação envolvendo Martínez. O agente garantiu que não tem mais qualquer vínculo com o jogador desde que a negociação entre Cruzeiro e América foi encerrada. “Eu confesso que não tenho rede social, não uso rede social e fiquei surpreso com as colocações desse sujeito [Alencar]. Se ele tem algum problema pessoal comigo, deveria ser resolvido entre mim e ele, não usando a estrutura do América para se fazer qualquer coisa”, rebateu.

“Eu fiquei surpreso, estava com meu filho hospitalizado, não fui ao jogo. Fiquei surpreso porque o Martínez não jogou, teve algum problema, foi vetado, e não sei se ele [Alencar] quis se referir a mim, que eu estava induzindo o jogador a fazer isso, mas eu aconselho ele a acompanhar mais um pouquinho as coisas do América porque o próprio (Marcus) Salum, presidente da SAF, sabe que eu vinha atuando de uma maneira muito diferente, muito pelo contrário. Colocando para o jogador que esse tipo de decisão não era nem um pouco inteligente de ser tomada”, ressaltou o agente.

Troca de farpas

Na conversa com No Ataque, Ângelo Pimentel ainda se manifestou sobre as acusações do presidente do América. “O que está escrito ali [na publicação do Alencar] é uma coisa muito pesada, de baixo nível e também partindo dele não é novidade nenhuma”, iniciou o empresário.

“Diga-se de passagem, há poucos dias ele fez o mesmo tipo de pronunciamento se referindo ao Cruzeiro. Chamando o Cruzeiro de um time quebrado, falido, sem dinheiro, pessoas que não pagam… Então como presidente do América, que ele gosta de se intitular, ele deveria se preocupar um pouco mais com o terreiro dele, com o América em si, em vez de preocupar com o terreiro dos outros, que no caso é o Cruzeiro. Porque acabou que o Cruzeiro permaneceu na Série A e o América foi para a Série B. A preocupação do presidente era o Cruzeiro e se esqueceu de olhar o América”, criticou.

O agente também disse que não tem mais qualquer vínculo com jogadores do América e nem vai ao CT Lanna Drumond. Além disso, Pimentel contou mais detalhes da negocação frustrada entre o Coelho e o Cruzeiro envolvendo Martínez.

“O que tem no América foi a vinda do Martínez, que eu ajudei a trazer do Barcelona-EQU, que também não represento e, por uma coincidência ou não, estava envolvido como intermediário, esse termo é legalizado no estatuto da Fifa, numa operação envolvendo Cruzeiro e América. Cumpri todas as exigências e prerrogativas estabelecidas pelo estatuto da Fifa. Foram feitas três propostas oficiais para o América e recusadas as três propostas. Aí é o direito do América, e terminou aí qualquer tipo de relacionamento meu com o jogador, porque eu estava simplesmente credenciado por ele para intermediar essa operação”, disse.

Além das questões do futebol, o empresário relembrou a investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal envolvendo o nome de Alencar da Silveira Júnior durante a pandemia de Covid-19, em 2021. Naquele ano, o deputado estadual, segundo reportagem da revista Piauí, teria se vacinado ilegalmente, antes dos grupos prioritários, junto a empresário do setor de transporte em Minas Gerais.

“Esse senhor aí não deve explicação a mim. Ele deve explicação à sociedade brasileira, aos eleitores do estado de Minas Gerais, porque esse senhor foi o mesmo que, infelizmente a população esquece rápido, na maior crise sanitária no mundo, uma crise, uma pandemia fora de qualquer parâmetro, que o mundo todo estava tentando desocbrir vacina, e pessoas morreram, foi feita uma escala de prioridade assim que descobriram a vacina, que deveria ser respeitada. E esse cidadão, como deputado, teve coragem na penumbra da noite, julgando ser mais esperto que os outros em tomar uma vacina furando a fila, numa garagem escondida. Então o que esse cidadão fala de mim não signifca nada”, disparou.

“E ainda pagou de otário porque ele acabou tomando uma injeção de soro fisiológico, muito metido a esperto. Uma autoridade constituída como ele, deveria dar uma voz de prisão para todos que estavam ali. Ou chamar a Polícia Federal para prender a todos. Ele foi lá para se beneficiar em detrimento da população”, completou.

Na época, Alencar da Silveira Júnior negou que tenha participado da vacinação.

Compartilhe