CAMPEONATO MINEIRO

Atlético amplia recorde nacional e iguala própria marca ao avançar no Mineiro

Mesmo com derrota por 2 a 1, Galo eliminou o Coelho na noite deste domingo (17/3), no Independência, no jogo de volta da semifinal
Foto do autor
Compartilhe

O Atlético ampliou um recorde nacional e igualou uma própria marca com a confirmação da classificação sobre o América na noite de domingo (17/3). No Independência, em partida de volta da semifinal do Campeonato Mineiro, o Galo perdeu para o Coelho por 2 a 1, mas garantiu vaga na decisão devido ao placar agregado de 3 a 2.

A classificação confirmou que o Atlético disputará a 18ª decisão consecutiva do Campeonato Mineiro. Desta forma, o time igualou a sua melhor marca na história e ainda ampliou o recorde no futebol brasileiro na atualidade.

Recorde nacional do Atlético

De 2007 a 2024, o Atlético foi “figurinha carimbada” na final do Campeonato Mineiro. Neste período, foram 10 conquistas – sendo quatro delas consecutivas, nos últimos quatro anos -, e o time pode aumentar o número de títulos neste recorte na decisão com o Cruzeiro – veja as prováveis datas dos clássicos.

O segundo colocado do ranking é o CRB, que também se classificou neste ano e chegou às últimas 13 finais do Campeonato Alagoano. Fato curioso é que, de 2002 a 2011, o “Galo da Pajuçara” havia amargado um longo período sem decisões do Estadual. Contudo, por meio da sequência atual, já conquistou oito títulos. 

Quem fecha o “pódio” é o ABC, que chegou nas últimas nove finais do Campeonato Potiguar e pode alcançar mais uma decisão neste ano, mas o Estadual ainda está na segunda fase. Neste recorte, o “Mais Querido” levantou a taça cinco vezes. 

Entre os clubes mais populares em nível nacional, quem aparece atrás do Atlético no levantamento do No Ataque é o Grêmio. O “Imortal” disputou as últimas seis decisões do Campeonato Gaúcho, levantando a taça em todas as oportunidades, e pode chegar à sétima nesta temporada – o tricolor venceu o jogo de ida da semifinal diante do Caxias.

Os times com mais finais consecutivas nos estaduais do Brasil*

  • 1° – Atlético: 18 finais seguidas no Campeonato Mineiro (10 títulos)
  • 2° – CRB: 13 finais seguidas no Campeonato Alagoano (oito títulos)
  • 3° – ABC: nove finais seguidas no Campeonato Potiguar (cinco títulos) – ainda sem contar 2024
  • 4° – Brasiliense: sete finais seguidas no Campeonato Brasiliense (três títulos)  – ainda sem contar 2024
  • 4° – Fortaleza: sete finais seguidas no Campeonato Cearense (cinco títulos)
  • 6° – Grêmio: seis finais seguidas no Campeonato Gaúcho (seis títulos)  – ainda sem contar 2024
  • 6° – Flamengo: seis finais seguidas no Campeonato Carioca (três títulos)
  • 8° – Tocantinópolis: cinco finais seguidas no Campeonato Tocantinense (três títulos) – ainda sem contar 2024
  • 9° – Palmeiras: quatro finais seguidas no Campeonato Paulista (três títulos) – ainda sem contar 2024
  • 10° – Cuiabá: três finais seguidas no Campeonato Mato-Grossense (três títulos) – ainda sem contar 2024

*Cabe a ressalva de que, nos últimos 13 anos, o São Raimundo esteve entre os dois melhores do Campeonato Roraimense. Neste recorte, inclusive, conquistou 10 títulos estaduais (sendo oito deles nas últimas oito edições), mas o modelo de disputa de algumas dessas temporadas não contava com finais.

Própria marca do Atlético no Mineiro

Já na sua própria história, Galo alcançou a maior sequência de edições do Campeonato Mineiro entre os dois primeiros colocados. 

Entre 1974 e 1991, o Atlético esteve 18 vezes entre os dois melhores do Estadual. O período englobou, inclusive, o hexacampeonato alvinegro, conquistado entre 1978 e 1983. 

A sequência atual, que começou na edição de 2007 e perdura até os dias atuais, também chegou à 18ª final.

  • 18 vezes entre 1974 e 1991
  • 18 vezes entre 2007 e 2024
  • 11 vezes entre 1946 e 1956

O maior feito nessa perspectiva segue sendo do Cruzeiro, arquirrival do Galo. A Raposa esteve 26 vezes entre os dois melhores times do Campeonato Mineiro entre os anos de 1965 e 1990. 

A sequência também engloba o maior número de títulos consecutivos do Cruzeiro no Estadual. Entre 1965 e 1969, o clube celeste conquistou o Mineiro cinco vezes.

Compartilhe