CAMPEONATO MINEIRO

Cruzeiro vence Tombense no Mineirão e se classifica para a final do Mineiro

Cruzeiro conta com brilho individual de Matheus Pereira, domina Tombense no Mineirão e volta à final do Campeonato Mineiro
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro fez valer a força da torcida nas arquibancadas do Mineirão, em Belo Horizonte, e sobrou em campo diante do Tombense. Empurrado por mais de 40 mil torcedores na tarde deste sábado (16/3), a Raposa venceu o Gavião-carcará por 3 a 1, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro.

O que se viu dentro das quatro linhas foi uma superioridade técnica dos celestes, que controlaram as principais ações e construíram o placar ainda no primeiro tempo. A ‘dobradinha’ entre Matheus Pereira e Arthur Gomes surtiu efeito aos 34’, quando o atacante marcou de cabeça em bela assistência do camisa 10.

Os celeste mantiveram o ritmo agressivo na etapa final e aumentaram o marcador. Em lance bastante confuso dentro da área, Zé Vitor mandou contra o próprio patrimônio. Minutos depois, o zagueiro se redimiu e diminuiu para o Tombense. Matheus Pereira brilhou novamente em lance individual e garantiu a vitória. Ele deixou o goleiro Felipe Garcia no chão ao marcar o terceiro.

Por ter terminado a primeira fase da competição com a melhor campanha geral, o Cruzeiro tinha a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. Na partida de ida, no Ipatingão, em Ipatinga, na semana passada, os clubes ficaram apenas no 0 a 0.

O triunfo dentro de casa levou o Cruzeiro à decisão do Estadual. O clube celeste voltará a disputar a final depois de dois anos. A última participação havia sido em 2022, ainda sob o comando do técnico uruguaio Paulo Pezzolano.

Cruzeiro na final do Mineiro

O Cruzeiro ainda aguarda a definição do vencedor do confronto entre América e Atlético para conhecer seu adversário na final do Mineiro. As equipes se enfrentarão neste domingo (17/3), às 19h, no Independência, pelo jogo de volta.

O Galo derrotou o Coelho por 2 a 0 no jogo de ida, na Arena MRV. Dessa forma, o Atlético pode até perder por um gol de diferença no clássico que estará garantido na decisão.

O América, por sua vez, precisa de um triunfo por dois tentos de vantagem para avançar. Isso porque teve a segunda melhor campanha na primeira fase do Estadual e poderia jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.

A primeira partida da final terá o Cruzeiro como visitante. Devido à pausa do futebol para a data Fifa no próximo fim de semana, o duelo pelo Mineiro está previsto para 30 ou 31 de março. A Federação Mineira de Futebol (FMF) ainda confirmará a data e o horário.

O JOGO

Cabral evita gol do Tombense, e Cruzeiro larga na frente

O Cruzeiro buscou o gol do ‘alívio’ à equipe desde o primeiro minuto. Uma cena chamou atenção na saída de bola do círculo central: cinco jogadores celestes se posicionaram pelo lado esquerdo e correram em direção à área. Matheus Pereira lançou a bola no rumo da segunda trave e achou Arthur Gomes. O atacante finalizou rasteiro e quase marcou.

A jogada resumiu bem o que foi a etapa inicial. O time armado pelo técnico Nicolás Larcamón dominou as principais ações ofensivas. Aos 6 minutos, Rafael Elias teve ótima chance para abrir o placar de cabeça, mas jogou por cima da trave.

O Gavião-carcará só conseguiu responder à altura aos 22’, com Rafinha. O atacante aproveitou o espaço dado pela marcação cruzeirense, cortou da ponta esquerda para o meio e chutou firme de fora da área. O goleiro Rafael Cabral se esticou para buscar a bola no ângulo esquerdo e espalmar para escanteio.

Aos 34’, uma jogada ‘cantada’ do Cruzeiro ganhou destaque. A ‘dobradinha’ entre Matheus Pereira e Arthur Gomes, que quase funcionou no primeiro lance do duelo, foi perfeita. O armador viu o atacante em ultrapassagem dentro da área e lançou de canhota. O camisa 11 mergulhou de cabeça e mandou por entre as pernas do goleiro Felipe Garcia: 1 a 0.

Arthur Gomes comemora gol - (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press)
Arthur Gomes abriu o placar para o Cruzeiro contra o Tombense(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press)

Depois disso, só deu Cruzeiro. O time celeste teve, pelo menos, mais três chances de ampliar o marcador. William acertou a trave após bate-rebate dentro da área, Lucas Silva chutou com muito perigo, e Rafael Elias e Lucas Romero mandaram nas mãos do goleiro adversário.

Zé Vitor se atrapalha, marca contra e aumenta vantagem do Cruzeiro

A Raposa voltou do intervalo para a etapa final com o mesmo ímpeto. Mesmo à frente no placar, o Cruzeiro tentou ampliar a vantagem. Rafael Elias e Romero chegaram a balançar a rede no Mineirão, mas o árbitro Felipe Fernandes Lima já havia apontado posição de impedimento dos dois jogadores nos lances.

Com facilidade para controlar a partida, Larcamón aproveitou para fazer alguns testes no Cruzeiro. O treinador promoveu a estreia de Álvaro Barreal – emprestado pelo Cincinnati, dos Estados Unidos, até o fim do ano. Dentro do campo, o atacante argentino viu a vantagem celeste aumentar.

Aos 23′, a zaga do Tombense aprontou uma verdadeira lambança. Os defensores do time de Tombos tentaram impedir a tabela entre Matheus Pereira e Dinenno e mandaram contra o próprio patrimônio. Ednei deu carrinho e chutou para o lado, mas a bola pegou em Zé Vitor e morreu no fundo da rede: 2 a 0.

Zé Vitor, que havia acabado de marcar contra, se redimiu. Aos 33′, o zagueiro aproveitou cobrança de escanteio pela direita e cabeceou sem chances de defesa para Rafael Cabral: 2 a 1.

No fim, voltou a brilhar a estrela do craque celeste. Matheus Pereira recuperou a bola de Zé Vitor na entrada da área, driblou o goleiro Felipe Garcia, que ficou estatelado no chão, e estufou a rede do Mineirão, dando números finais ao jogo: 3 a 1. O resultado garantiu a Raposa na final do Mineiro.

CRUZEIRO 3 X 1 TOMBENSE

Cruzeiro: Rafael Cabral; William (Wesley Gasolina, aos 27 min do 2ºT), Neris, João Marcelo e Lucas Villalba; Lucas Romero, Lucas Silva (José Cifuentes, aos 12 min do 2ºT), Matheus Pereira e Mateus Vital (Álvaro Barreal, aos 20 min do 2ºT); Arthur Gomes (Ramiro, aos 27 min do 2º) e Rafael Elias (Juan Dinenno, aos 12 min do 2ºT). Técnico: Nicolás Larcamón

Tombense: Felipe Garcia; Pedro Costa, Zé Vitor, Ednei e Emerson Barbosa; Mikael (Pierre, no intervalo), Kaio Mendes (Djalma, aos 26 min do 2ºT), Gustavo Modesto (Rickson, no intervalo) e Rafinha; Igor Bahia e Felipinho (Denner, aos 21 min do 2ºT). Técnico: Raul Cabral

  • Gols: Arthur Gomes, aos 34 min do 1ºT, Zé Vitor, aos 23 min do 2ºT [contra], e Matheus Pereira, aos 46 min do 2ºT (Cruzeiro); Zé Vitor, aos 33 min do 2ºT (Tombense)
  • Cartões amarelos: Rafinha e Pedro Costa (Tombense)
  • Motivo: Jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro
  • Data: 16 de março de 2022
  • Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
  • Público: 40.158 torcedores
  • Renda: R$ 1.689.992,50
  • Árbitro: Felipe Fernandes Lima
  • Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva
  • VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira
Compartilhe